Bolsonarista que teve conta suspensa dribla decisão do STF ao configurar Twitter nos EUA

“Tente censurar o Tio Sam agora, Cabeça de Ovo!", provocou o blogueiro Bernardo Kuster

Reprodução/Twitter
Escrito en MÍDIA el

Bolsonaristas que tiveram as contas do Twitter suspensas a mando do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deram um jeito de burlar a decisão judicial e para manter seus perfis ativos.

O blogueiro Bernardo Küster, que é investigado por disseminação de notícias falsas e ataques virtuais, mudou a localização de seu perfil para os Estados Unidos, já que a suspensão das contas acata uma ordem da Justiça brasileira.

"Testando, baseei minha conta nos EUA. Alguém consegue ver?", publicou Küster após fazer a mudança de configuração e conseguir voltar a postar.

Reprodução

Suas postagens, no entanto, não aparecem para internautas que têm a localização do Twitter configurada para o Brasil. O blogueiro, então, lançou mão de um passo a passo ensinando apoiadores a alterarem as configurações de seus perfis para que pudessem ver suas postagens.

O passo a passo começou a circular com força nas redes bolsonaristas e, com o "drible", o blogueiro conseguiu burlar a decisão do STF e segue fazendo postagens normalmente.

“Tente censurar o Tio Sam agora, Cabeça de Ovo!”, provocou Kuster, em uma postagem que, aparentemente, já foi apagada.

Por volta das 18h30, Küster seguia tuitando. Ele fez uma postagem divulgando a entrevista que deu ao programa Pingos nos Is, da Jovem Pan, e anunciando sua participação em uma live do canal bolsonarista Terça Livre.

Reprodução

Suspensão

O Twitter suspendeu nesta sexta-feira (24) as contas de militantes bolsonaristas investigados no inquérito das Fake News que corre no Supremo Tribunal Federal (STF).

Entre os que perderam o perfil, estão Sara Giromini (Sara Winter), Allan dos Santos, Bernardo Kuster e Luciano Hang. Os quatro são investigados por disseminação de notícias falsas e ataques virtuais a ministros do STF.

“O bloqueio de contas em redes sociais, tais como Facebook, Twitter e Instagram, dos investigados apontados no item anterior ‘1’, necessário para a interrupção dos discursos com conteúdo de ódio, subversão da ordem e incentivo à quebra da normalidade institucional e democrática”, diz o ministro Alexandre de Moraes na decisão. 

Nos perfis, aparece a seguinte mensagem: “Conta Retida. A conta foi retida no Brasil em resposta a uma demanda legal”.

Confira aqui a lista completa de contas suspensas.