RACISMO

VÍDEO: Atriz da Globo é rejeitada em campanha de publicidade pela mãe ser negra

Ela prefere não revelar a marca de cosméticos que a rejeitou com receio de atrapalhar seu futuro profissional com questões judiciais

Bruna e a mãe Lia Maria.Créditos: Arquivo Pessoal
Escrito en MÍDIA el

A atriz Bruna Aiiso, 35, que atuou na novela "Bom Sucesso" (2019), da Globo, afirmou em sua conta do Twitter que teve sua participação rejeitada em uma campanha para o Dia da Mães após uma grande rede de cosméticos descobrir que a mãe dela é negra.

Ela prefere não revelar a marca com receio de atrapalhar seu futuro profissional com questões judiciais.

De acordo com seu relato, a agência pediu fotos de Bruna com a mãe.

"Aí a gente mandou e elas responderam assim: 'Ai, a gente pensou que ela fosse asiática. Então infelizmente não vai rolar'", relata Bruna. "E aí ela até escreveu assim: 'Desculpa pela bola fora'. Foi o termo que ela usou."

"É muito comum atores levarem 'não'. Só que atores racializados, pretos, amarelos, ouvem muito mais 'não' do que ‘sim’”, diz Bruna, que também conta ter ficado remoendo essa história até gravar e publicar o vídeo.

Racismo

Após o post, muitas pessoas procuraram Bruna e associaram o ocorrido ao racismo. "E eu recebi muitos comentários dizendo 'isso é preconceito, isso é racismo'... Eu sabia que tinha alguma coisa de errado nessa história e eu não estava viajando.”

Bruna relembrou ao Blog Inteligência de Mercado, da Folha, situações em que identifica racismo, que já passou em sua vida e que foram compartilhadas por pessoas na internet.

"Pessoas falando que já viveram situações muito semelhantes com as quais eu vivi quando era pequena, por exemplo. Da minha mãe me levar ao colégio e acharem que ela era a minha babá, que que ela não era minha mãe", afirma. "Piadinhas: 'ah, roubou onde essa criança?' Sabe umas coisas assim? Desde sempre isso."