REPERCUSSÃO

Mídia internacional repercute Lula na Time e trata com respeito opinião sobre Zelensky

Os portais europeus e estadunidense destacaram a crítica do ex-presidente aos líderes ocidentais que, ao invés de buscarem a paz, incentivam o presidente ucraniano a seguir com a guerra

Mídia internacional repercute Lula na Time e trata com respeito opinião sobre Zelensky.Créditos: Reprodução
Escrito en MÍDIA el

Ao contrário da imprensa tradicional brasileira que buscou desqualificar a revista Time e o fato de ter realizado uma entrevista com o ex-presidente Lula, os meios de comunicação europeus e estadunidenses receberam de maneira positiva a matéria e trataram com seriedade as declarações do líder petista sobre a guerra entre a Ucrânia e a Rússia. Na imprensa brasileira, a exceção ficou com o jornalista Reinaldo Azevedo, que fez uma boa análise sem optar por desqualificar a revista e o entrevistado.

No geral, a imprensa estrangeira deu destaque para a crítica de Lula aos líderes ocidentais que, ao invés de investirem pela paz, aplaudem Zelensky e o incentivam para continuar com a guerra. Para o ex-presidente, eles deveriam se esforçar pela paz. 

O The Guardian deu destaque para a análise de Lula sobre o papel de Zelensky na guerra com a Rússia: "Lula, que lidera a corrida presidencial contra Bolsonaro, afirma que Biden e União Europeia são culpados [pela guerra] e que poderiam ter afirmado que a Ucrânia não se juntaria à Otan". 

O US News, também destacou a crítica de Lula a Zelensky: "Lula disse que os líderes ocidentais são irresponsáveis por celebrarem Zelensky e que isso o encoraja a manter a guerra, em vez de se concentrarem em negociações a portas fechadas para acabar com a guerra". 

Guia dos investidores, o portal Bloomberg seguiu a linha dos outros portais: "Lula diz que Zelensky e Biden compartilham culpa pela guerra da Rússia na Ucrânia". 

O canal de notícias francês TF1 fez uma longa reportagem sobre a entrevista de Lula para a Time com destaque para as suas declarações sobre Zelensky: "Até agora, Lula e o Partido dos Trabalhadores haviam tomado uma posição ambígua na disputa. De fato, a esquerda brasileira se contentou em condenar a invasão, insistir na responsabilidade da OTAN e se opor a quaisquer sanções". 

O Huffpost não se diferenciou dos outros portais: "Para Lula, Zelensky é 'tão responsável' pela guerra quanto Putin". 

A Reuters destaca a fala de Lula contrária a invasão russa na Ucrânia: "O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva disse que a Rússia nunca deveria ter invadido a Ucrânia, mas acredita que o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy é tão culpado pela guerra quanto o líder russo Vladimir Putin." 

 

“Lula foi muito corajoso” 

 

Quem também analisou a entrevista de Lula para Time foi o ex-ministro da Cultura dos governos Lula e Dilma, Juca Ferreira

Para Juca Ferreira a entrevista do Lula para revista Time "será vista no futuro como o primeiro passo de uma caminha que terá continuidade, depois de eleito, em favor da paz no mundo". 

“Lula foi muito corajoso, como costuma ser, botando os pontos nos i. Coragem de Lula, sem medo de ser mal interpretado e indo além da lógica eleitoreira. Como um líder. Arrisco a dizer que Lula eleito, se tornará o líder pela paz mais importante. Fará a fala que os europeus, se não estivessem sob a tutela americana, fariam. Lula vai voltar para ser maior, muito maior, do que já é. Internamente e no mundo”, analisa Juca Ferreira. 
 

Temas