TWITTER

Glenn Greenwald faz dobradinha com Elon Musk para atacar "censura" de Alexandre de Moraes

A sequência de ataques de Glenn às decisões contra os golpistas no Brasil tem gerado reações na rede. Ex-Globo, Chico Pinheiro foi um dos que chamou a atenção do jornalista estadunidense.

Jair Bolsonaro, Elon Musk e Glenn Greenwald.Créditos: Presidência da República / Senado
Escrito en MÍDIA el

O jornalista Glenn Greenwald, ex-diretor do site The Intercept Brasil, obteve um apoio de peso no Twitter após iniciar uma série de ataques contra as decisões do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que tem atendido pedidos da Procuradoria-Geral da República e da Polícia Federal (PF) para suspender perfis de terroristas e deputados bolsonaristas que pregam abertamente o golpe de Estado no Brasil.

Nascido nos EUA e casado com o deputado federal brasileiro David Miranda (PDT-RJ) - que ocupou a cadeira de Jean Wyllys, que teve que deixar o Brasil após perseguição do clã Bolsonaro -, Glen tem insistido na tese de "censura" praticada por Moraes, que age a mando dos órgãos de investigação.

Em uma sequência gigantesca de tuites atacando Moraes, o jornalista obteve o apoio de Elon Musk, bilionário ultradireitista e dono da rede social, ao publicar que "o regime de censura no Brasil está crescendo rapidamente, praticamente diariamente agora. Acabamos de obter uma ordem de censura que é genuinamente chocante, instruindo várias plataformas de mídia social a remover *imediatamente* vários políticos e comentaristas proeminentes".

"Isso é extremamente preocupante", comentou Musk sobre a decisão atendida por Moraes de suspender as contas do youtuber Monark, que já defendeu a existência de um partido nazista no país, e do deputado diplomado bolsonarista Nikolas Ferreira, um dos principais incitadores dos atos terroristas em Brasília.

Glen aproveita a manifestação de Musk para tuitar em dobradinha com o bilionário.

"Muito. Discuti e li o pedido completo (traduzido) a partir das 21h30 do nosso show. As principais páginas estão abaixo. O contexto chave são 2 artigos do NYT que alertam sobre o quão perigoso esse juiz se tornou em seus poderes virtualmente ilimitados de censura e detenção", rebate o ex-The Intercept.

A sequência de ataques de Glenn às decisões contra os golpistas no Brasil tem gerado reações na rede. 

Chico Pinheiro, que deixou a Globo para se juntar à aliança pela democracia no país, foi um dos que reagiu aos tuites de Glenn.

"Qual é a tua, Glenn? Há alguma informação relevante a dar? O País ameaçado, à beira de um golpe, o Judiciário em recesso e vc vem criticar quem luta contra o terrorismo bolsonarista? O que se passa com você?", disparou o jornalista veterano sobre outra publicação em que Glenn ataca Moraes.