ÍCONE DA TV

URGENTE: Jornalista Gloria Maria, da Globo, morre aos 73 anos

Jornalista se afastou da Globo em dezembro para tratar de uma recidiva do câncer e foi internada no início de janeiro. Causa da morte não foi divulgada.

A jornalista Gloria Maria.Créditos: Instagram
Escrito en MÍDIA el

A jornalista da Globo e ex-apresentadora do Fantástico, Gloria Maria, morreu nesta quinta-feira (2) aos 73 anos de idade após luta contra o câncer. A causa da morte da jornalista, no entanto, não foi divulgada.

Gloria Maria estava internada desde o dia 4 de janeiro após anunciar que foi diagnosticada com um novo câncer em dezembro ao se afastar da Globo.

À época, a emissora divulgou uma nota afirmando que os planos eram de que a apresentadora voltasse em 2023 para o programa Globo Repórter.

Gloria deixa duas filhas adolescentes, Maria, de 15 anos, e Laura, de 14, que foram adotadas após a jornalista conhecê-las durante visitas à Organização de Auxílio Fraterno (OAF) do bairro de Caixa d'Água, em Salvador.

Luta contra o câncer

Gloria Maria passou a virada de ano cuidando do seu tratamento e não participou da Retrospectiva 2022. Foi a segunda vez que ela precisou se ausentar do histórico programa de fim de ano para cuidar da saúde. Na vez anterior, em 2019, ela havia sido diagnosticada com um câncer no cérebro após sentir-se mal e realizar exames.

Gloria precisou passar na ocasião por uma cirurgia de emergência a fim de retirar uma “lesão expansiva” no cérebro. Na operação, realizada no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, o tumor foi totalmente removido e Gloria logo pôde ir para casa.

A partir de então, a apresentadora teve que passar por uma série de procedimentos médicos com o intuito de recuperar-se totalmente. Afastada por quase dois anos da televisão por conta da difícil recuperação, Gloria Maria voltou a trabalhar só em 2021.

Vida

Considerada a primeira repórter negra a se destacar em uma grande emissora de televisão, Glória Maria Matta da Silva nasceu na Vila Isabel, na zona norte do Rio de Janeiro, em 15 de agosto de 1949.

Ela se graduou como jornalista na década de 1960 pela Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-RJ) e foi contratada como repórter pela Globo em 1970.

Um ano depois se destacou na cobertura da queda do Viaduto Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro, e logo passou a ancorar telejornais da emissora, onde passou pelo RJTV, Jornal Hoje, e Fantástico, que apresentou de 1998 a 2007, quando pediu uma licença de dois anos.

Em novembro de 2019, Glória Maria passou por uma cirurgia para retirar um tumor cerebral, que posteriormente se revelou maligno. Meses após a cirurgia, ela declarou, em entrevista, que prosseguia o tratamento do câncer.