SÃO PAULO

Isa Penna diz que Olim repete Mamãe Falei: "Assédio é violência, e não 'brincadeira'”

Deputada entrará no Conselho de Ética contra o bolsonarista Delegado Olim, que disse que ela teve "sorte" em ser assediada. "Seu deboche, mata!", disse Isa sobre ataque misógino.

Isa Penna e Delegado Olin.Créditos: Twitter/Youtube
Escrito en MULHER el

A deputada estadual Isa Penna (PCdoB-SP) afirmou que o bolsonarista Delegado Olim (PP-SP) repetiu Arthur do Val (União) ao se referir como "brincadeira" ao assédio sofrido por ela no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em entrevista ao podcast Inteligência Ltda na noite desta quarta-feira (20).

"Assédio é violência, e não “brincadeira”, como você chama! Qualquer mulher que infelizmente já tenha passado por isso sabe que não é “brincadeira”. Qualquer homem que respeite as mulheres sabe que não é “brincadeira”. O que você chama de "brincadeira" É CRIME!", escreveu.

Na sequência de tuites, Isa afirmou que entrará com representação no Conselho de Ética contra Olim, que foi o relator do processo de cassação de Mamãe Falei, que renunciou ao mandato.

"Já antecipo que irei pedir seu afastamento do Conselho de Ética e que estou em contato com minhas advogadas para tomarmos uma atitude mais drástica, pois o que você falou, no meu entendimento, é QUEBRA DE DECORO, como foram os áudios do Mamãe Falei", afirmou a deputada, comparando as declarações dos dois bolsonaristas.

Além de se referir ao assédio como "brincadeira", Olim riu quando o apresentador do podcast afirmou que "o cara deu uma apalpada nas tetas da mulher", em referência a Fernando Cury, e emendou: "Sorte dela, que ela vai se eleger por causa disso". 

"É inaceitável qualquer sugestão de ganho político a partir de um ato explícito de violência contra a mulher. Seu comentário reproduz o ciclo de violência que revitimiza mulheres que ousam denunciar as violências que sofrem. Chega", escreveu a deputada, que emendou: "Seu deboche, mata!".

"A violência contra a mulher mata todos os dias, e é por isso que jamais iremos nos furtar de denunciar a misoginia, o ódio às mulheres que tentam naturalizar neste país. Você desconhece tanto essa realidade que não nem mesmo consegue nomeá-la: MI-SO-GI-NIA".

Leia a sequência de tuites.