Além de oxigênio, Venezuela oferece 107 médicos ao Amazonas: brigada Simón Bolívar

Anúncio foi feito pelo chanceler venezuelano Jorge Arreaza; profissionais são formados na Escola Latino-americana de Medicina, em Caracas

Foto: Presidência da Venezuela/Fotos Publicas
Escrito en CORONAVÍRUS el

Depois de oferecer oxigênio para socorrer a rede hospitalar de Manaus, o governo venezuelano coordena o envio de 107 médicos para ajudar os serviços de saúde amazonenses. O anúncio foi feito pelo chanceler da Venezuela, Jorge Arreaza, em seu Twitter neste sábado (16).

O ministro escreveu que 107 médicos brasileiros e venezuelanos, formados na Escola Latino-americana de Medicina, em Caracas, se apresentaram no consulado da Venezuela em Boa Vista (RR) para oferecer seus serviços ao governo do Amazonas.

Arreaza disse que comunicou ao governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), nesta sexta-feira, sobre a disponibilidade desses profissionais. O chanceler disse que eles se agruparam na brigada “Simón Bolívar”.

https://twitter.com/jaarreaza/status/1350456710788509697

Oxigênio

Na mesma publicação em que informou sobre os médicos, Arreaza escreveu que neste sábado (16) os primeiros caminhões com cilindros de oxigênio saíram da Venezuela com destino a Manaus. O chanceler afirmou que deu a notícia na sexta-feira (15) a Lima.

O oxigênio da Venezuela foi colocado à disposição do governo amazonense na noite de quinta-feira (14), quando veio à tona a notícia de que Manaus estava com falta de oxigênio suficiente para suprir as necessidades em seus hospitais. Isso porque, com a explosão de casos de Covid-19, houve um aumento abrupto de internações, que quintuplicou a necessidade do gás. Muitos pacientes morreram por asfixia nos hospitais manauaras.