Seja #sóciofórum. Clique aqui e saiba como
23 de agosto de 2019, 16h12

Amazônia foi assunto em mais de 10 milhões de tuítes nos últimos 7 dias, aponta pesquisador

Críticas à política ambiental do governo Bolsonaro ganharam uma repercussão equiparada a de grandes ataques terroristas

Reprodução/Twitter

A devastação gerada na Amazônia com a ampliação de queimadas e desmatamento na região realmente virou um dos principais assuntos nas redes sociais. Segundo levantamento revelado nesta sexta-feira (23) pelo pesquisador Fabio Malini, especialista em redes e dados, nos últimos dias mais de 10 milhões de mensagens circularam no Twitter sobre a floresta. Apenas na quinta-feira (22) foram registrados 4,3 milhões de tuítes.

Fabio Malini é professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e um dos coordenadores do Laboratório de estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic). Nesses últimos dias, ele decidiu monitorar as menções feitas à Amazônia no Twitter em português, inglês e espanhol e notou que a repercussão sobre as queimadas atingiu um índice tão alto quanto o de grandes ataques terroristas.

Ele revela que foram 10,2 milhões de mensagens circulando na rede social, entre publicações originais, retuítes e republicações. Apenas quinta-feira, quando diversas personalidades do meio artístico, esportivo e lideranças mundiais resolveram se manifestar, a Amazônia foi citada em 4,3 milhões de postagens na rede social.

Entre os que se manifestaram e ganharam maior repercussão estão o presidente francês Emmanuel Macron, que convocou pelo Twitter uma cúpula do G7 para tratar do tema, a cantora pop Madonna, o piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton, os futebolistas Cristiano Ronaldo e Kylian Mbappé, além da cantora Anitta, do Corinthians, do Bahia e de diversas outras personalidades nacionais e internacionais. A hashtag #PrayForAmazonia ganhou destaque.

Malini ainda aponta qual é o tuíte mais popular até o momento. Trata-se de uma republicação de um vídeo que mostra as queimadas em Rondônia, com mais de 330 mil retuítes e 430 mil curtidas.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum