Fórum Educação
14 de janeiro de 2020, 16h23

Bento XVI nega autoria de livro com críticas ao Papa Francisco e abre crise no Vaticano

Papa emérito solicitou que seu nome fosse retirado do livro sobre celibato e que contém críticas ao Papa Francisco

Papas Francisco e Bento XVI (Foto: Vaticano)

Segundo uma fonte que não se identificou, mas que se diz próxima ao papa emérito Bento XVI, o clérigo não teria escrito, em parceria com o cardeal Robert Sarah, o livro que defende o celibato dos sacerdotes e que contém críticas ao Papa Francisco.

A teoria foi divulgada na segunda-feira (13) por alguns jornais europeus e, segundo a fonte, seria uma operação editorial midiática. O informante disse que Bento XVI “apenas disponibilizou a Sarah um texto sobre o sacerdócio que estava a escrever” e “não sabia nada sobre a capa de um livro, nem o aprovara”.

O cardeal Sarah, por sua vez, disse que estava sendo difamado: “Hoje à noite, eu comprovei a minha estreita colaboração com Bento XVI para escrever este texto a favor do celibato. Falarei amanhã, se necessário”. Ele publicou fotos de cartas que Bento o teria mandado.

As cartas, no entanto, mostram apenas que Bento teria autorizado o cardeal a publicar um texto que os enviou “da maneira que pretendia”.

Na manhã desta terça-feira (14), o secretário pessoal de Bento XVI, arcebispo Georg Gänswein, informou à imprensa que o religioso solicitou a retirada de seu nome do livro de Sarah.

 


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum