Bolsonaro infrator: JN relembra 'várias ocasiões' em que presidente não usou máscara

Telejornal destacou decisão da Justiça desta terça (23) que obriga o mandatário a cumprir norma em vigor no Distrito Federal sob pena de multa

Foto: Reprodução/TV Globo
Escrito en MÍDIA el

O Jornal Nacional desta terça-feira (23) destacou a decisão da Justiça que obriga Jair Bolsonaro a usar máscara. O telejornal da Globo também mostrou diversas ocasiões em que o presidente saiu em público sem o equipamento de proteção, obrigatório no Distrito Federal devido a pandemia de coronavírus.

"A Justiça Federal decidiu obrigar o presidente Jair Bolsonaro a usar máscara a partir de agora, quando sair em público, em Brasília. Se o presidente descumprir, terá de pagar multa de R$ 2 mil", disse o apresentador William Bonner, ao chamar a reportagem.

"No Distrito Federal, o uso de é obrigatório desde o dia 30 de abril, mas, em várias ocasiões, o presidente Bolsonaro ignorou a determinação", complementa a repórter, já no início da reportagem

O JN mostrou o presidente nas primeiras manifestações golpistas, ainda no início da pandemia, e também o passeio de moto aquática. Mais recentemente, lembra a reportagem, Bolsonaro cavalgou entre apoiadores e ainda foi renovar a CNH no prédio da autoridade de trânsito, também sem máscara.

O telejornal destacou ainda que, em uma das aglomerações, ele usou máscara. No entanto, de forma errada e, comendo cachorro-quente, o presidente “usou o antebraço para se limpar e, em seguida, começou a cumprimentar apoiadores".

O JN também destacou trecho da decisão contra Bolsonaro. "Ressalto que, como autoridade máxima do Poder Executivo, o Presidente da República deve zelar por todas as normas vigentes no país", escreveu o juiz Renato Borelli, da 9ª Vara Federal Cível de Brasília.

"Há inúmeras imagens do réu, Jair Messias Bolsonaro, transitando por Brasília sem utilizar a máscara de proteção individual, expondo outras pessoas à propagação de enfermidade", completa o trecho do despacho mostrado pela reportagem.

O telejornal ainda apresentou entrevistas de autoridades sanitárias do Brasil e dos Estados Unidos que apontam a importância do uso de máscara pelo presidente, não apenas para proteção nos locais em que circula, mas também para estabelecer exemplo para a população.