Reincidente: Bolsonaro é multado em SP por não usar máscara

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde essa é a sexta vez que o presidente é punido por desrespeitar as normas sanitárias do estado

Foto: Marcos Corrêa/PR
Escrito en POLÍTICA el

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde essa é a sexta vez que o presidente é punido por desrespeitar as normas sanitárias do estado

A Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo multou o presidente Jair Bolsonaro neste sábado (21), em Ribeira (SP), por não estar usando máscara, que é obrigatória em São Paulo.

Entre sexta-feira (20) e sábado, o presidente esteve em quatro cidades de São Paulo localizadas no Vale do Ribeira: Iporanga, Eldorado, Itaóca e Ribeira. Ele levou uma multa distinta em três das quatro cidades por desrespeito às normas sanitárias de combate ao coronavírus.

De acordo com o governo do Estado de São Paulo, o valor total de todas as multas pode chegar a R$ 4,5 milhões, isso com base na legislação federal.

Além de ter sido multado por não usar máscara, o presidente também foi penalizado por ter promovido aglomerações.

Histórico de multas

A primeira vez que o presidente foi autuado foi no dia 12 de junho, quando participou de uma motociata. À época, dez autoridades foram multadas, incluindo o presidente.

No dia 25 de junho, Bolsonaro, novamente, circulou sem máscara. Além dele, outras 15 autoridades que não respeitaram as normas sanitárias foram multadas.

A terceira reincidência ocorreu em 31 de julho, na cidade de Presidente Prudente. Neste caso, por ter incentivado aglomeração, a multa pode atingir o valor de R$ 290,9 mil.

Caso o presidente perca todos os recursos de contestação das multas, terá de pagar todos os valores devidos, caso contrário, terá o seu nome incluído na dívida ativa do Estado e no Serasa.

Bolsonaro visita a mãe ao lado dos filhos

O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) esteve, nesta sexta-feira (20), ao lado dos três filhos mais velhos, em Eldorado, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo, para visitar a mãe, dona Olinda, de 94 anos, e o irmão, Renato Bolsonaro.

Em uma foto tirada na ocasião, além de Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), o vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) aparecem ao lado de Dona Olinda sem máscaras de proteção contra o coronavírus.

Bolsonaro afirmou em entrevista ao SBT que a mãe teve um problema grave de sangramento nos últimos dias. “Resolvi visitá-la porque pode ser que seja a última vez”, afirmou o presidente.

Ele disse ainda que os problemas de saúde de sua mãe são consequência de sua idade avançada. “Parece que ela tem esquecimento, que infelizmente para muitas pessoas nessa idade chega”, disse.

Temas