SP: outro coronel bolsonarista convoca para ato e enfrenta Doria

Em reunião com os governadores, João Doria os alertou sobre a presença de bolsonaristas infiltrados nas polícias e pediu para ficarem atentos

João Doria (Foto: Governo do Estado de São Paulo/Divulgação)
Escrito en POLÍTICA el

Depois do coronel Aleksander Lacerda, da PM de São Paulo, convocar as pessoas a participarem em atos do 7 de setembro e, posteriormente, ser afastado pelo governador Doria, agora é a vez do coronel Homero Cerqueira, ex-presidente da IMCBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Ativo nas redes, Cerqueira divulga vídeos em defesa de ações golpistas para o 7 de setembro e classifica o Supremo Tribunal Federal como "lixo".

Além disso, o coronel confronta o governador de São Paulo e afirma que "a PM de São Paulo não apoia João Doria", diz o militar.

Em outro vídeo, o coronel convoca as pessoas a participarem do ato do 7 de setembro. Por lei, policiais militares não podem fazer manifestação pública de apoio político.

Bolsonarista na PM

Durante a reunião, realizada nesta segunda-feira (23), com quase todos os governadores do Brasil, o governador João Doria alertou os seus colegas para que fiquem atentos com os bolsonaristas infiltrados na Polícia Militar. Doria teme por ações violentas durante o 7 de setembro.

"Creiam, isso de acontecer no seu estado. Aqui nós temos a inteligência da Polícia Civil, que indica claramente o crescimento desse movimento autoritário para criar limitações e restrições, com emparedamento de governadores e prefeitos", disse Doria.

Na reunião, Doria também falou sobre o caso do coronel Aleksandro Lacerda, que foi afastado por defender ações golpistas durante o 7 de setembro.

"O presidente flerta com o autoritarismo permanentemente, e muitos de seus ministros endossam isso. Nós, que fomos eleitos, temos obrigação de nos manifestar em favor da liberdade, do Supremo", declarou o governador de São Paulo.

Ao término do encontro entre os governadores será redigida uma carta em defesa da democracia, que deve ser assinada por quase todos os mandatários estaduais. A proposta partiu do governo do Piauí, Wellington Dias (PT).

Doria afasta comandante da PM que pede “tanques nas ruas”

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afastou na manhã desta segunda-feira (23) o chefe do Comando de Policiamento do Interior-7, coronel Aleksander Lacerda, após reportagem que mostra que o PM atuava nas redes sociais convocando para atos pró-Jair Bolsonaro pedindo “tanques nas ruas” no dia 7 de Setembro.

Segundo informações de Lauro Jardim, no jornal O Globo, o coronel foi afastado por indisciplina.

Reportagem do jornal O Estado de S.Paulo revela que no dia 20, o coronel publicou mensagem em que diz que “nenhum liberal de talco no bumbum” consegue “derrubar a hegemonia esquerdista no Brasil”. “Precisamos de um tanque, não de um carrinho de sorvete”. Sobre o dia 7 de Setembro, compartilhou a mensagem: “caldo vai esquentar”.