'Estão se vitimizando', diz Bolsonaro sobre saída da imprensa do Alvorada

Na segunda (25), jornalistas foram hostilizados por apoiadores do presidente; perguntado sobre convocação de Weintraub para depor à PF, ele abandonou o local

Bolsonaro conversa com apoiadores (Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (26) que a decisão por parte de alguns veículos de suspender temporariamente a cobertura diária no Palácio da Alvorada por falta de segurança é "vitimismo".

Para minimizar a grave escalada de ataques aos jornalistas por apoiadores que seguem as suas críticas à imprensa, o presidente adotou ele o vitimismo, ao novamente relembrar a facada que sofreu em setembro de 2018, e mentiu, ao afirmar que à época a mídia "não disse nada".

"Estão se vitimizando. Quando levei a facada, não falaram nada. Não vi ninguém da Folha falando 'quem matou Bolsonaro?'. Se for pegar o número de horas que a Globo deu para Marielle [Franco, vereadora assassinada em março de 2018] e para o meu caso, acho que dá 100 para 1, mas tudo bem", disse o presidente, sem qualquer base de comprovação, ao responder apoiadores, que questionaram a ausência dos jornalistas.

A decisão de retirar os jornalistas do chamado "cercadinho", espaço normalmente destinado à imprensa na frente do Alvorada, partiu do Grupo Globo e foi seguida por Folha de S. Paulo, UOL, TV Band e Metrópoles.

Na última segunda-feira (25), jornalistas foram hostilizados por apoiadores do presidente, que xingavam e exigiam a saída dos profissionais daquele local. O presidente, que constantemente reclama da cobertura da imprensa sobre o governo e já mandou um repórter da Folha calar a boca, ainda afirmou que "nunca teve um ato seu para constranger a mídia" e que "nunca perseguiu ninguém". "O que quero da mídia é que ela venda a verdade", acrescentou.

Perguntado sobre a determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, se explique em até cinco dias à Polícia Federal sobre os ataques feitos à Corte, Bolsonaro abandonou o local.

https://www.facebook.com/jairmessias.bolsonaro/videos/948583245600630/