Fórumcast, o podcast da Fórum
28 de maio de 2018, 08h27

Ex-guerrilheiro, Gustavo Petro disputará segundo turno na Colômbia

Gustavo Petro vai enfrentar senador direitista Ívan Duque

O ex-prefeito de Bogotá e ex-guerrilheiro Gustavo Petro irá disputar o segundo turno na Colômbia contra o senador direitista Ívan Duque. Petro teve 4.851.254 (25,08%) de votos, enquanto Duque liderou a votação com 7.569.693 votos (39,14%). Com 100% dos votos apurados, 19,6 milhões de pessoas foram às urnas no domingo (27).

O economista Gustavo Petro chega ao segundo turno em uma façanha eleitoral. As primeiras pesquisas indicavam que o candidato patinava com apenas 10% da preferência dos eleitores. Ele se apresentou à população como uma alternativa ao poder estabelecido no país e contra as oligarquias que dominam a política local.

Leia também

Saiba o que está em jogo nas eleições presidenciais da Colômbia

Em situação antagônica, o senador Ívan Duque construiu sua campanha no primeiro turno prometendo a destruição do complexo acordo de paz selado com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Embora tente vender a imagem de novidade na política colombiana, ele é cercado de apoios das mais tradicionais e conservadoras figuras do cenário político do país.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum