O que o brasileiro pensa?
10 de julho de 2020, 22h12

Governo Bolsonaro dá parecer positivo para extinção da Fundação Casa de Rui Barbosa

Projeto para desmantelar uma das mais importantes instituições culturais do Brasil está em andamento desde o ano passado

Foto: Facebook

O governo Jair Bolsonaro deu parecer positivo para a extinção da Fundação Casa de Rui Barbosa, uma das mais importantes instituições culturais do Brasil, em mais um ataque ao setor.

Conforme revelado em maio, o governo trabalha desde o ano passado em um projeto para desmantelar a entidade. A estratégia é transformá-la em Museu Casa de Rui Barbosa, integrado na estrutura do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), e, na prática, reduzindo as atividades.

Em resposta a um requerimento de informações protocolado pela bancada do PSOL na Câmara dos Deputados, o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, enviou aos parlamentares uma nota técnica do Ibram concluindo que “não haveria impeditivo em ser levado a cabo a proposta”.

O documento recomenda a instauração de “um processo de diálogo” com o Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico do Ibram e com a Fundação Casa de Rui Barbosa para discutir as implicações da medida ao setor cultural brasileiro.

Em janeiro, Bolsonaro demitiu quatro pesquisadores considerados a “alma” da Fundação Casa de Rui Barbosa e colocou no comando uma afilhada política do pastor Marco Feliciano.

A entidade tem como finalidade o desenvolvimento da cultura, da pesquisa e do ensino, em especial a divulgação e o culto da obra e da vida de Rui Barbosa. Oferece espaço reservado ao trabalho intelectual, à consulta de livros e documentos e à preservação da memória nacional.

A fundação também mantém atividades relacionadas à preservação e divulgação do legado de Rui Barbosa e à formação, conservação e difusão de acervos bibliográficos, documentais e arquitetônicos, com o apoio de laboratórios técnicos.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum