José Vicente classifica Mourão como racista em entrevista à TV

Reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares comentava declaração do vice-presidente de que não há racismo no Brasil

José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, ao comentar declaração de Mourão (Foto Reprodução/GloboNews)
Escrito en BRASIL el

O professor José Vicente, 61 anos, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares classificou o vice-presidente Hamilton Mourão como racista em entrevista à GloboNews nesta sexta-feira (20).

Vicente comentava a morte brutal  de João Alberto Silveira Freitas, um homem negro de 40 anos que foi espancado por seguranças do Carrefour em Porto Alegre nesta quinta-feira (19). Ele foi então confrontado à declaração de Mourão, que, ao comentar o crime, disse que o Brasil não tinha racismo, mas sim desigualdade.

“Além de equivocado, ele está totalmente fora de seu tempo, fora de seu lugar”, afirmou Vicente, sobre a declaração do vice-presidente.

“Ele já disse isso antes”, lembrou o reitor. “Ele dizia que o problema do Brasil é a preguiça do índio e a desonestidade do negro. Então ele nessa manifestação é um racista expresso”, declarou. Para Vicente, Mourão deveria abrir a “janela de seu gabinete” e olhar para as ruas, onde há ativistas com suas bandeiras reclamando do racismo, “para ele saber quem está certo, se é ele ou se é todo o resto do Brasil”.