Ministro da Justiça quer enquadrar Hélio Schwartsman na Lei de Segurança Nacional por artigo contra Bolsonaro

André Mendonça informou que acionará a PF para abrir inquérito contra o jornalista pelo artigo em que ele considera defensável desejar a morte do presidente porque salvaria vidas

André Mendonça - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O ministro da Justiça, André Mendonça, afirmou nesta terça-feira (7) que vai utilizar a Lei de Segurança Nacional para perseguir o filósofo e jornalista Hélio Schwartsman, que publicou um artigo em que diz torcer pela morte do presidente Jair Bolsonaro, diagnosticado com coronavírus.

"Com base nos artigos 31, IV; e 26 da Lei de Segurança Nacional, será requisitada a abertura de inquérito à Polícia Federal", afirmou Mendonça, no Twitter. Ele disse ainda que "as liberdades de expressão e imprensa são direitos fundamentais", mas "não há direitos fundamentais absolutos".

Pouco depois da publicação, a mensagem do ministro foi compartilhada pelo perfil do presidente Jair Bolsonaro.

https://twitter.com/AmendoncaMJSP/status/1280617286752186371
https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1280656326708862978

Schwartsman causou polêmica ao publicar no jornal Folha de S.Paulo desta terça o artigo “Por que torço para que Bolsonaro morra”. Ele diz que não é nada pessoal, mas que torce para que o quadro de saúde do presidente se agrave e ele morra.

Segundo o jornalista, “no consequencialismo, ações são valoradas pelos resultados que produzem. O sacrifício de um indivíduo pode ser válido, se dele advier um bem maior”. Schwartsman cita estudos sobre como a postura do presidente aumenta os óbitos na pandemia e argumenta que a sua morte salvaria vidas, o que torna o seu desejo defensável .

"Bolsonaro prestaria na morte o serviço que foi incapaz de ofertar em vida”, diz.