Talibã abre fogo contra manifestantes com bandeira nacional; veja vídeo

O tiroteio provocou a morte de, ao menos, duas pessoas, além de deixar outras doze feridas; jornalistas foram agredidos

Foto: Reprodução
Escrito en GLOBAL el

O grupo militante islâmico Talibã, que tomou o poder no Afeganistão no último domingo (15), abriu fogo, nesta quarta-feira (18), contra manifestantes que apoiavam a manutenção da bandeira nacional na cidade de Jalalabad, província de Nangarhar, de acordo com o Sputnik. O tiroteio provocou a morte de, ao menos, duas pessoas, além de deixar outras doze feridas.

Vídeos postados nas redes sociais mostram pessoas correndo para escapar dos disparos do Talibã. Alguns jornalistas foram agredidos. Veja abaixo:

https://twitter.com/TrCorrespondent/status/1427914639929716737
https://twitter.com/pajhwok/status/1427907124743614469

Armas americanas

Jake Sullivan, o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, admitiu que uma "quantidade considerável" de armas americanas acumuladas no Afeganistão, avaliada em bilhões de dólares, caiu nas mãos do Talibã, de acordo com o RT.

Durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca, Sullivan foi questionado sobre o que aconteceu com os bilhões de dólares em equipamentos, incluindo armas, munições, helicópteros e outros suprimentos, entregues por Washington ao governo do Afeganistão nas duas décadas anteriores ao seu colapso.

"Não temos uma imagem completa, obviamente, de onde cada peça do material de defesa foi", respondeu o conselheiro de Biden. "Mas certamente uma quantia considerável caiu nas mãos do Talibã e obviamente não temos a sensação de que eles vão nos entregar no aeroporto."

Boris Johnson

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, afirmou que a situação no Afeganistão está se estabilizando. O Talibã permite continuar a evacuação.

Em discurso no Parlamento, Johnson disse que o Reino Unido fará tudo para evitar uma crise humanitária no Afeganistão onde a tomada do país pelos islamistas está ocorrendo mais rápido do que se esperava.

Ele anunciou a mobilização de 800 soldados para apoiar a evacuação de funcionários britânicos e afegãos ligados a governos e organizações estrangeiras, que está sendo realizada através do único aeroporto em Cabul.

Johnson disse ainda que os países ocidentais não podiam continuar a missão no Afeganistão sem as capacidades dos Estados Unidos, sua força aérea e logística.

Para ele, o Talibã será avaliado com base em suas ações e não em suas palavras, disse o primeiro-ministro.

"Julgaremos este regime com base nas escolhas que fizer, e por suas ações e não por suas palavras, por sua atitude em relação ao terrorismo, ao crime e aos narcóticos, bem como pelo acesso humanitário, e pelos direitos das meninas a receberem educação", segundo Johnson.

Primeira coletiva

Nesta terça-feira (17), o Talibã realizou sua primeira coletiva de imprensa após ter tomado o poder no Afeganistão, em 15 de agosto. O grupo revelou que quer se tornar parte da comunidade internacional e pretende estabelecer diálogo com personalidades oficiais do antigo governo afegão para garantir que se sintam seguros.

O Talibã informou ainda que os civis afegãos devem entregar suas armas e munições aos membros autorizados do Talibã, adicionando que qualquer queixa de civis contra combatentes talibãs será investigada.