Fórum Educação
03 de abril de 2020, 22h45

Vídeo: Aliados de Bolsonaro fabricam denúncia contra Mandetta, diz revista

Segundo a Veja, objetivo é "fritar" ministro da Saúde em meio a queda de braço sobre demissão e coronavírus

Jair Bolsonaro e Luiz Henrique Mandetta (Foto: Rafael Carvalho/Governo de Transição)

Um vídeo sobre um suposto esquema de corrupção no Ministério da Saúde começou a circular na internet nesta sexta-feira (3). Segundo a revista Veja, o material foi produzido por pessoas ligadas ao presidente Jair Bolsonaro, com objetivo de “fritar” o ministro Henrique Madetta.

Sem provas, o vídeo sugere que a cúpula da pasta está envolvida em um esquema para beneficiar grandes hospitais e desenvolvedores de tecnologia no processo de desenvolvimento e implementação de um programa de telemedicina, o E-SUS, uma versão digital do Sistema Único de Saúde.

Além de Mandetta, o ministro Onyx Lorenzoni também é citado (veja mais abaixo). O vídeo é apresentado pela jornalista Regina Villela, que concorreu pelo PSL para deputada federal em 2018. “As suspeitas foram reunidas e distribuídas por assessores do presidente da República”, afirma a Veja. A revista aponta inda que “as ilações contra o ministro e seus indicados são de conhecimento do presidente desde o ano passado”.

Mandetta e Bolsonaro entraram em rota de colisão e a situação escalou nos últimos dias. O ministro da Saúde tem defendido o isolamento para combater a pandemia de coronavírus e se aliado com governadores estaduais. Bolsonaro é contra. Em uma discussão por telefone, Bolsonaro teria exigido a demissão de Mandetta, que respondeu “o senhor que me demita”.


Quantas matérias por dia você lê da Fórum?

Você já pensou nisso? Em quantas vezes por dia você lê conteúdos esclarecedores, sérios, comprometidos com os interesses do povo e a soberania do Brasil e que têm a assinatura da Fórum? Pois então, que tal fazer parte do grupo que apoia este projeto? Que tal contribuir pra que ele fique cada vez maior. Bora lá. Apoie já.

Apoie a Fórum