OPINIÃO

Alexandre de Moraes, por Bolsonaro e seus seguidores - Por Walter Barretto Jr.

Jair Bolsonaro, por diversos momentos, se mostrou constrangido com o forte discurso do presidente Alexandre de Moraes em defesa da democracia brasileira.

Bolsonaro fica apático e não aplaude discurso de Moraes em defesa das urnas.Créditos: Reprodução/YouTube Justiça Eleitoral
Escrito en OPINIÃO el

O ministro Alexandre de Moraes tomou posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Estiveram presentes na solenidade o presidente Jair Bolsonaro, a ex-presidente Dilma Rousseff e os ex-presidentes: José Sarney, Michel Temer e Luiz Inácio Lula da Silva.

O presidente Jair Bolsonaro, por diversos momentos, se mostrou constrangido com o forte discurso do presidente Alexandre de Moraes em defesa da democracia brasileira. Analisando as frases a seguir, do nosso livro Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases (Geração Editorial, 2022), entende-se perfeitamente o desconforto do presidente Jair Bolsonaro. Ao final desse artigo, o PDF gratuito do livro.

30 de abril de 2020

“Eu não engoli ainda essa decisão do senhor Alexandre de Moraes. Não engoli. Não é essa a forma de tratar um chefe do Executivo, que não tem uma acusação de corrupção e faz tudo possível pelo seu país.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Correio Braziliense.

1º de julho de 2021

“Abriram [Alexandre de Moraes] inquérito especial para meus dois filhos hoje, o mais velho [Flávio Bolsonaro] e o 02 [Carlos Bolsonaro] sobre fake news. Se jogarem fora das quatro linhas da Constituição, entramos no vale-tudo no Brasil. (...) Esse negócio de prender esposa, irmãos e filhos é da ditadura. (...) Teimam em achar que têm superpoderes.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Estadão.

05 de agosto de 2021

“A hora dele [Alexandre de Moraes] vai chegar. Porque está jogando fora das quatro linhas da Constituição há muito tempo. Não pretendo sair das quatro linhas para questionar essas autoridades, mas acredito que o momento está chegando (...). Não dá para continuarmos com ministro arbitrário, ditatorial.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Folha, por Mateus Vargas.

14 de agosto de 2021

“De há muito, os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, do STF, extrapolam com atos os limites constitucionais. Na próxima semana, levarei ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, um pedido para que instaure um processo sobre ambos, de acordo com o art. 52 da Constituição Federal.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: UOL.

07 de setembro de 2021

“Qualquer decisão do senhor Alexandre de Moraes, este presidente não mais cumprirá. A paciência do nosso povo já se esgotou. Ele tem tempo ainda de pedir o seu boné e ir cuidar da sua vida. Ele, para nós, não existe mais! Liberdade para os presos políticos! Fim da censura! Fim da perseguição àqueles conservadores, àqueles que pensam no Brasil. (...) Ou esse ministro se enquadra, ou ele pede para sair. Sai, Alexandre de Moraes! Deixa de ser canalha! (...). Dizer aos canalhas que nunca serei preso. A minha vida pertence a Deus, mas a vitória é de todos nós.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: UOL, por Amanda Rossi, Ana Paula Bimbati, Carolina Marins e Leonardo Martins.

09 de dezembro de 2021

“É um abuso. É o que eu disse: ele [Alexandre de Moraes] está no quintal de casa. Será que ele vai entrar? Será que ele vai ter coragem de entrar? Não é um desafio para ele. Quem está avançando é ele; não sou eu.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Estadão, por Eduardo Gayer.

12 de janeiro de 2022

“Quem esses dois pensam que são [Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes]? Que vão tomar medidas drásticas dessa forma, ameaçando, cassando liberdades democráticas nossas, liberdade de expressão. Porque eles não querem assim, porque eles têm um candidato. Os dois, nós sabemos, são defensores do Lula, pô, querem o Lula presidente. Então nós sabemos o que acontece no Brasil. Agora, na mão grande isso não pode prosperar no Brasil.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Veja, por Robson Bonin, Gustavo Maia, Laísa Dall’Agnol e Lucas Vettorazzo.

07 de fevereiro de 2022

“Apenas o Fachin falou naquele momento. Eu dirigi a palavra duas vezes ao ministro Alexandre. Ele não respondeu.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: O Antagonista.

16 de fevereiro de 2022

“Agora, o que fica da ação desses três ministros do STF [Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso], me parece que eles têm um interesse, né? Primeiro, buscar uma maneira de me tornar inelegível, na base da canetada. A outra, é eleger o seu candidato (...).” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: UOL.

21 de março de 2022

“Sabemos da posição do Alexandre de Moraes. É uma perseguição implacável para cima de mim. (...) Sabemos o que eles querem, o que alguns querem aqui no Brasil. Não são todos, nem é uma instituição. Querem eu fora de combate e o Lula, eleito.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Folha, por Ricardo Della Coletta.

25 de março de 2022

“Muitos me acusaram de ser ditador, de querer dar golpe, e estamos fazendo exatamente o contrário do que me acusavam. Queremos eleições limpas. Tenho certeza de que temos como colaborar com o nosso prezado TSE, com o nosso querido Alexandre de Moraes, nosso querido Barroso e Fachin para que isso aconteça. Tenho a certeza de que no fundo do coração deles eles querem isso.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Correio do Povo, R7.

16 de abril de 2022

“Há poucas semanas o Alexandre de Moraes falou que quem desconfiar do processo eleitoral vai ter o registro eleitoral cassado e preso. Ô, Alexandre, eu estou desconfiado. Vai me prender? Vai caçar o meu registro? Que democracia é essa?” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Folha, por Klaus Richmond.

17 de maio de 2022

“Ajuizei ação no STF contra o Ministro Alexandre de Moraes por abuso de autoridade, levando-se em conta seus sucessivos ataques à Democracia, desrespeito à Constituição e desprezo aos direitos garantias fundamentais (...).” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Poder360.

20 de maio de 2022

“Temos três ministros que infernizam, não é o presidente, mas o Brasil: Fachin, Barroso e Alexandre de Moraes. Esse último é o mais ativo.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: O Antagonista.

25 de maio de 2022

“(...) Quando a gente pensa que vai resolver, complica a situação. O que é o senhor Alexandre de Moraes? Ele quer o confronto? Ele quer uma ruptura? Por que ele ataca tanto a democracia? Por que, por exemplo, você não pode apresentar sugestões para o TSE a convite do próprio TSE? (...) Totalmente parcial. Não tenho dúvida disso. Os próprios atos dele bem demonstram. Você não vê um ataque meu.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: O Antagonista.

07 de junho de 2022

“Estava eu, Michel Temer e um telefone celular na minha frente. Ligamos para o Alexandre de Moraes e conversamos por três vezes com ele. E combinamos certas coisas para assinar aquela carta [do 7 de Setembro]. Ele não cumpriu nenhum dos itens que eu combinei com ele. (...) [O país não pode] terminar umas eleições sob o manto da desconfiança de modo que o lado perdedor fique revoltado. (...) É irresponsabilidade esses três ministros do TSE [Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso] levarem adiante esse processo que está aí sem discutir com a equipe técnica das Forças Armadas, da CGU, da AGU e da Polícia Federal. Coisa que eles não querem discutir.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: UOL, por Hanrrikson de Andrade.

11 de junho de 2022

“O que ele [Alexandre de Moraes] tem na cabeça. O que está ganhando com isso. Quais são seus interesses? Ele está ligado a quem? Ou é um psicopata? Ele tem um problema. (...) Agora foi confirmado dez anos de cadeia para ela [Jeanine Áñez, ex-presidente da Bolívia]. Qual a acusação? Atos antidemocráticos. Alguém faz alguma correlação com Alexandre de Moraes e os inquéritos por atos antidemocráticos? Ou seja, é uma ameaça para mim quando deixar o governo?” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Correio Braziliense, por Cristiane Noberto.

15 de junho de 2022

“A preocupação do Alexandre de Moraes é fake news. Pelo amor de Deus. Ô, Leda [Nagle, entrevistadora], se eu contar uma mentira para você agora, você acredita se quiser. Ou, se você não gostar, você nunca mais fala comigo, você nunca mais entra na minha página.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: Brasil 247.

15 de junho de 2022

“Não existe mais lei no Brasil por parte do STF, é uma obsessão por tentar me tirar daqui, ou me tornar inelegível, ou fazer com que eu perca as eleições. (...) O Lula é o candidato do Fachin, do Barroso, do Alexandre de Moraes. Eles não fazem nada do outro lado, só do meu lado. Isso é claríssimo o que está acontecendo.” Presidente Jair Bolsonaro. Fonte: O Antagonista.

Baixe gratuitamente o livro Bolsonaro e seus seguidores: o horror em 3.560 frases