Deputado quer revogar título concedido pela Assembleia do Pará ao racista que atacou Benedita da Silva

Deputado estadual Carlos Bordalo (PT-PA) repudiou a postagem racista do administrador Júlio Marcos Saraiva, que em 2017 foi agraciado com título de Honra ao Mérito pela Assembleia Legislativa do Pará

Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Em nota enviada à Fórum nesta quarta-feira (26), o deputado estadual Carlos Bordalo (PT-PA) informou que solicitará a abertura de um processo para que a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) revogue o título de Honra ao Mérito concedido, em 2017, ao administrador Júlio Marcos de Deus Saraiva.

Na terça-feira (25), Saraiva, que se descreve nas redes sociais como "especialista em gestão com pessoas", fez uma postagem com ofensas racistas contra a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ).

“Mulher feia,insípida,inodora,incolor, preta ridícula,beiçuda,nariz de tomada,essa vagabunda, criou uma lei, que da para quem e quilombola,(preguiçosos e lerdos) e preto em geral, cota de 20% nos partidos na próxima eleição, vai inviabilizar os partidos, só podia ser coisa dessa negra idiota, líder da esquerda evangélica", escreveu.

Apesar de criticar a esquerda, Saraiva foi agraciado em 2017 com um título de Honra ao Mérito concedido pela Alepa, cujo um dos outorgantes foi o deputado petista Orlando Bordalo. "’PICO-da-NEBLINA’, que separa-nos no campo ideológico, mas ele teve a grandeza de passar por cima disso tudo, e concedeu-me o titulo de Honra ao Mérito, pelo transcurso dos 50 anos do curso de ADMINISTRAÇÃO. Em nossa Unidade Federativa. Deputado Estadual Orlando Bordalo,(PT), Administrador Julio Marcos Saraiva", diz uma publicação do homem no Facebook.

Bordalo, por sua vez, além de informar que vai trabalhar para cassar o título concedido ao administrador, repudiou a postagem racista. "O Deputado Estadual Carlos Bordalo (PT) repudia as declarações racistas, misóginas e preconceituosas do Senhor Júlio Marcos de Deus Saraiva contra a Deputada Federal Benedita da Silva, publicadas em conta pessoal dele em uma rede social", diz a nota do parlamentar sobre o assunto.

"A deputada Benedita da Silva foi a primeira senadora negra do Brasil, é uma referência na luta aos direitos de homens e mulheres negras, uma ativista pela igualdade racial. As declarações do Sr Saraiva expressam, lamentavelmente, o racismo impregnado que o nosso país vive", complementa o petista.

No mesmo dia

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (25), por 6 votos a 1, o financiamento eleitoral proporcional para candidaturas negras e também a distribuição proporcional, a essas candidaturas, de tempo de TV do horário eleitoral gratuito. A nova regra entrará em vigor a partir das eleições de 2022.

A decisão se deu graças a uma consulta apresentada pela deputada federal e pré-candidata à prefeitura do Rio de Janeiro, Benedita da Silva (PT-RJ), que foi a primeira senadora negra da história do país.

Ironicamente, a decisão do TSE sobre a consulta de Benedita da Silva, que representa uma vitória para o movimento negro, se deu no mesmo dia em que a deputada foi alvo do ataque racista nas redes sociais.

Na nota enviada a Fórum, o deputado paraense Bordalo também saudou a deputada do Rio de Janeiro pela conquista junto ao TSE.

"O Deputado Bordalo presta solidariedade à parlamentar que, junto à sociedade, encampou a luta para que os partidos recebam recursos do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral destinado às campanhas de candidatos negros e candidatas negras, provado nesta terça-feira (25) pelo Tribunal Superior Eleitoral. Esta conquista representa mais um avanço no combate ao racismo e tem o total apoio do Deputado Bordalo", diz o texto.