"Nossa caminhada tem tudo a ver", diz Gleisi sobre Contarato no PT; confira repercussão

Senador anunciou saída da Rede Sustentabilidade nesta segunda-feira (13). Maria do Rosário, Paulo Paim, Humberto Costa e Bohn Gass foram alguns dos parlamentares que deram as boas-vindas

Lula e senador Fabiano Contarato. Foto: Ricardo StuckertCréditos: Reprodução/Twitter
Escrito en POLÍTICA el

O anúncio do senador Fabiano Contarato de que deixará a Rede Sustentabilidade para se filiar ao Partido dos Trabalhadores (PT) repercutiu entre apoiadores e intergrantes da legenda. A presidenta nacional do PT, deputada federal (PR) Gleisi Hoffman, saudou a filiação do parlamentar.

“Seja muito bem vindo ao Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. É uma alegria imensa para nós começarmos a semana com essa notícia da sua decisão de entrar no PT. Nossa caminhada tem tudo a ver, vamos retomar o Brasil para o povo brasileiro”, afirmou Gleisi em seu perfil no Twitter.

https://twitter.com/gleisi/status/1470386580607180803?s=20

A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) também deu as boas-vindas ao senador. "Bem vindo ao Partido das Trabalhadoras e Trabalhadores @ContaratoSenado. Um lutador das melhores causas, defensor de direitos humanos e da Democracia. Vamos juntos companheiro!", escreveu.

Líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados, Bohn Gass elogiou a postura do senador. "Seja muito bem-vindo ao PT, caríssimo senador Fabiano Contarato. Estou certo de que sua postura corajosa, transparente, lúcida e propositiva, qualifica ainda mais nossa bancada do @PTnoSenado. @ContaratoSenado."

Deputado Federal, Reginaldo Lopes (PT-MG) também repercutiu a entrada de Contarato no PT. "Que boa notícia! O senador Fabiano Contarato anunciou filiação ao PT! Seja muito bem vindo, companheiro @ContaratoSenado! O @ptbrasil ganha muito com sua luta e com sua coragem, que fazem toda a diferença no Senado Federal e na política brasileira!", afirmou pelas redes sociais.

"O senador @ContaratoSenado anunciou em nota oficial que vai se filiar ao @ptbrasil. Estou feliz com a notícia. A bancada do @PTnoSenado vai ficar ainda mais forte para fazer a boa luta em defesa da democracia, dos direitos humanos, do respeito às diferenças e às diversidades", escreveu o senador Paulo Paim (PT-RS).

Em nota enviada à Revista Fórum, Humberto Costa (PE), líder do PT no Senado, disse que Contarato é uma pessoa "de incontáveis qualidades", que tem se mostrado "incansável e combativo contra esse projeto de destruição nacional encarnado por Bolsonaro".

"Tenho a honra de tê-lo como vice na Comissão de Direitos Humanos do Senado, da qual sou presidente. Nossa parceria sempre foi muito afinada. No PT, tenho certeza de que ele se somará à luta da nossa bancada, do nosso partido e da nossa militância por um Brasil melhor e mais justo. Ele é muito bem-vindo e será muito bem recebido por todos nós", afirmou.

https://twitter.com/paulopaim/status/1470391642230341632?s=20
https://twitter.com/mariadorosario/status/1470385634355335174?s=20
https://twitter.com/BohnGass/status/1470384545249865739?s=20
https://twitter.com/ReginaldoLopes/status/1470387092240977927?s=20

Elogios ao PT e saída da Rede Sustentabilidade

Contarato comunicou nesta segunda-feira (13) sua desfiliação do partido Rede Sustentabilidade e sua ida para o Partido dos Trabalhadores (PT).

“Agradeço imensamente pelo companheirismo e respeito que tive durante o período no qual pude representar o partido no Senado Federal, numa jornada em defesa de um país mais justo e igualitário e que defenda seu povo e preserve seus recursos naturais”, afirmou em nota.

Segundo ele, a filiação ao PT será efetivada em “momento oportuno”. “Com a militância social e as lideranças do PT, pretendo somar esforços para que o país retome sua trilha de desenvolvimento, pleno emprego, defesa dos direitos humanos, proteção e oportunidade aos mais pobres, apoio do Estado às maiorias minorizadas, combate a todo tipo de desigualdade, investimento em saúde e educação”, disse Contarato.

“Seus erros foram investigados e devidamente punidos pela Justiça. Defendo que a lei vale para todos e tem de ser cumprida doa a quem doer. Seguimos junto aos brasileiros e brasileiras para, com esperança e força, vencer as trevas da ignorância que vitimam o Brasil. A Constituição Cidadã de 1988 é nossa bússola”, finalizou.

Contarato foi eleito em 2018 como o candidato mais votado do Estado do Espírito Santo. Ele tornou-se, assim, o primeiro homossexual assumido a entrar no Senado brasileiro.

Anteriormente, foi filiado ao Partido da República (PR), que o nomeou candidato ao Senado em 2014, candidatura a qual Contarato desistiu alegando motivações pessoais. Entre 2015 e 2018, foi filiado ao PSDB.