Lula diz que semipresidencialismo é golpe

“Semipresidencialismo é outro golpe pra tentar evitar que nós possamos ganhar as eleições”

Lula (Foto: Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

Em entrevista concedida para a Rádio Jovem Pan de Sergipe, o ex-presidente Lula criticou a discussão em volta do semipresidencialismo e classificou a ideia como mais uma tentativa de golpe para impedir que ele vença as eleições de 2022 para presidente da República.

Lula também teceu críticas ao chamado “Distritão”, como forma de perpetuar parlamentares no poder e afirmou que reforma política é algo que tem de ser debatido com muita “serenidade”.

“Distritão não é reforma política, é um jeito deles se perpetuarem no poder. E semipresidencialismo é outro golpe pra tentar evitar que nós possamos ganhar as eleições. Não dá pra brincar de reforma política, isso é coisa que tem que ser discutida com muita seriedade.”

https://twitter.com/LulaOficial/status/1417446019722321936?s=20

Líder absoluto em todas as pesquisas de intenção de votos para presidência da República nas eleições 2022 e com grandes chances de vitória no primeiro turno, Lula vai direto ao ponto ao criticar a tentativa de impor o semipresidencialismo como um golpe para impedi-lo de ganhar as eleições.

E, se ganhar, não levar. Pois teria que se submeter ao Congresso e seu primeiro-ministro.

Sim, a proposta visa a instituição do semipresidencialismo após o ano de 2026, mas nada que uma nova lei antecipando o modelo de governo não possa resolver. Lembrando também que Lula poderá concorrer à reeleição caso vença em 2022, e iniciar um quarto mandato no modelo semipresidencialista.

Por isso, tão importante quanto a volta de Lula para a cadeira de presidente, é eleger um Congresso Nacional mais plural e progressista.