Magoado, Leite diz que FHC “está no direito de se equivocar” sobre apoio a Doria

Governador gaúcho ficou contrariado com a preferência do totem tucano por seu homólogo paulista na prévia que decidirá o candidato do partido à Presidência no próximo ano

Edição de imagens
Escrito en POLÍTICA el

Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul, respondeu contrariado ao anúncio do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso de que apoiará seu homólogo paulista, João Doria, nas prévias do PSDB que definirão o candidato do partido ao Palácio do Planalto nas eleições de 2022.

“O presidente Fernando Henrique é muito bom, mas não é infalível. Já havia se equivocado ao declarar voto em Lula. Tem o seu voto igual como qualquer militante do PSDB e está no seu direito de escolher o seu candidato e de se equivocar quantas vezes quiser”, disse o chefe do Executivo gaúcho, transparecendo modestamente que a decisão adequada seria a de apoiá-lo.

Há poucos meses, como lembrou Leite em sua reação sobre o apoio do ex-chefe de Estado a Doria, Fernando Henrique Cardoso sinalizou que votaria em Lula diante da possibilidade de reeleição de Jair Bolsonaro. À época o emblemático líder tucano sinalizava que não haveria hipótese de terceira via no próximo pleito, tomando lado na polarização política que varre o Brasil nos últimos anos. A declaração foi fortemente rechaçada por companheiros de partido e por outras lideranças que tentam emplacar a fórceps um nome que rivalize com o petista e o atual presidente.

Caciques do PSDB afirmam que, embora FHC não tenha mais uma vida partidária intensa, seu apoio tem grande peso simbólico na legenda, o que daria uma vantagem ao governador paulista neste momento. Além de João Doria e Eduardo Leite, devem disputar a candidatura tucana à Presidência o senador Tasso Jereissati, do Ceará, e o amazonense Arthur Virgílio, ex-prefeito de Manaus.