NOVO GOVERNO

Lula em Brasília: "Ninguém vai acreditar em discurso golpista de quem perdeu as eleições"

Em sua primeira coletiva de imprensa como presidente eleito na capital federal, Lula pregou harmonia entre os Poderes, disse que não vai interferir no Congresso e reforçou seu compromisso de combate à fome

Lula durante coletiva de imprensa em Brasília.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O presidente eleito Luiz Inácio da Silva (PT), após uma intensa agenda de encontros com autoridades em Brasília, concedeu uma entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (9) em que pregou harmonia entre os Poderes

Pela manhã e início da tarde, o petista esteve em reuniões com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e com os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). 

"É possível a gente recuperar a harmonia entre os Poderes, a normalidade da convivência entre as instituições brasileiras, instituições que foram atacadas, violentadas por algumas autoridades ligadas ao governo", declarou Lula no início da coletiva de imprensa. 

O presidente eleito prosseguiu sua fala agradecendo ao Poder Judiciário pelo "enfrentamento à violência, à ilegalidade e ao desrespeito democrático que estava sendo praticado no país", fazendo referência ao processo eleitoral. "A urna eletrônica é uma conquista do povo brasileiro. Muitos países invejam o Brasil pela lisura do processo", disse. 

Segundo Lula, seu governo "conversará com todos para garantir as coisas que são necessárias para melhorar a vida do povo". "Não há tempo para vingança, raiva, ódio. O tempo é de governar, pretendo trabalhar 24 horas por dia", atestou. 

Ao longo da entrevista, Lula ainda comentou os atos golpistas que vêm sendo realizados por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) que não aceitam o resultado das urnas. "Essas pessoas que estão protestando não têm porquê protestar. Tem que identificar quem está financiando esses protestos que não têm pé e nem cabeça", disparou. 

Questionado sobre a possibilidade do futuro ex-presidente Jair Bolsonaro seguir colocando em xeque o resultado das urnas, Lula foi enfático: "Ninguém vai acreditar em discurso golpista de quem perdeu as eleições". 

O presidente eleito usou boa parte da coletiva para reforçar seu compromisso de combate à fome, afirmando que há "uma dívida histórica com o povo brasileiro", e se mostrou confiante de que as articulações no Congresso Nacional em prol dos projetos que quer encampar avançarão. 

"Houve muita disposição do presidente da Câmara e do Senado", afirmou, se referindo às reuniões que teve com Lira e Pacheco. Segundo Lula, a relação de seu governo com o Congresso Nacional será pautada pelo diálogo. "Não cabe ao presidente interferir no posicionamento do Congresso. Somos Poderes autônomos", salientou. 

Temas