MINISTÉRIOS

Para onde vai Simone Tebet, afinal? Penúltimo capítulo da "novela"

Lula deve anunciar os últimos 16 nomes de futuros ministros e ministras ainda nesta terça; Tebet já decidiu o que fazer

Créditos: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

O apoio de Simone Tebet (MDB) a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições foi recebido com entusiasmo por aliados e apoiadores do presidente agora eleito e diplomado. Simone Tebet teve mais votos que Ciro Gomes (PDT) no primeiro turno e seu apoio representou uma ampliação da frente ampla que Lula conseguiu reunir em defesa da democracia para derrotar o candidato da extrema direita, Jair Bolsonaro (PL).

Passada a eleição, Tebet assumiu papel importante no governo de transição, contribuindo  na coordenação do Grupo Técnico (GT) de Desenvolvimento Social. A senadora sul mato-grossense chegou a imaginar que seria convidada a assumira pasta responsável pelo Bolsa Família, entretanto, com tradição na proposição e implementação de políticas sociais em gestões pelo país, o Partido dos Trabalhadores (PT) não abriu mão do comando do ministério, que será conduzido pelo ex-governador senador eleito pelo Piauí Welington Dias. O anúncio foi feito na última quinta-feira (22). As especulações em torno de qual pasta ocuparia a ex-candidata à presidência e as diversas conversas entre Lula, Tebet e MDB tornam o acompanhamento do assunto uma espécie de novela.

Convites feitos

Na sexta (23) pela manhã Lula conversou com Tebet pela primeira vez desde as eleições, no início da manhã, acompanhado da presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e do futuro ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT). Foi sugerido que a emedebista assumisse o Ministério do Meio Ambiente, convite que ela afirmou que só aceitaria se Marina Silva (Rede) aceitasse a pasta da Autoridade Climática. Marina, por sua vez, declinou do convite e foi convidada para ser Ministra do Meio Ambiente. Na conversa com Tebet foi apresentadas a possibilidade do MDB ter duas pastas no governo, sendo a segunda o Ministério das Cidades. Após as reuniões com Tebet e Marina, Lula embarcou em um voo acompanhado da senadora do MDB de Brasília para São Paulo, mas não trataram mais sobre ministérios.

Especulações chegaram a levantar o nome da senadora do MDB para a Agricultura e Pecuária, mas, de acordo com a colunista Miriam Leitão, Tebet já teria conversado com lideranças de seu partido dizendo que aceitará o ministério do Planejamento, ideia apresentada pelo presidente Lula e criticada por veículos de imprensa, pela sua visão liberal poder entrar em confronto com a perspectiva do futuro ministro da Fazendo, Fernando Haddad (PT). Trata-se de espaço com bastante prestígio e possibilidade de atuação política, por estar mais ligada ao núcleo de elaboração e execução das políticas no novo governo.

Ela não deve comandar, entretanto, os bancos do Brasil e a Caixa Econômica Federal, conforme foi divulgado que seria sua expectativa. Aliados da senadora afirmam que ela afirmou que a função do Ministério seja planejar as ações direta e indireta, levando sugestões para políticas habitacionais, na Caixa, e e apoio e fomento ao agronegócio, no BB, por exemplo, mas que nunca reivindicou  que o convite para a pasta do Planejamento viesse turbinado com o comando das instituições financeiras.

Anúncio

Nova conversa entre Lula e Tebet ocorre nesta terça (27) e em seguida o presidente eleito deve fazer o anúncio dos 16 responsáveis pelos ministérios que ainda faltam, dos 37 listados pela equipe de transição. O Ministério das Cidades deve ficar com José Priante, também emedebista. O anúncio marcará, afinal, o último capítulo da "novela" e abrirá um novo momento da relação entre Lula, Tebet e o MDB, que deve contribuir para a governabilidade do novo governo.