ELEIÇÕES 2022

Reginaldo Lopes, líder do PT na Câmara, lidera pesquisas para o Senado em Minas

Quando seu nome é associado ao do ex-presidente Lula, Reginaldo Lopes chega a 27% das intenções de voto

Reginaldo Lopes, líder do PT na CâmaraCréditos: Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes, está liderando as pesquisas para a disputa pela vaga ao Senado por Minas Gerais. Neste domingo (20), o jornal Estado de Minas publicou pesquisa do Instituto F5 Atualiza Dados, onde o petista está com 8,3%, em empate técnico na liderança com deputado estadual Cleitinho Azevedo (Cidadania), que tem 10,3%. A primeira sondagem eleitoral feita por F5/EM coletou por telefone opiniões de 1.560 eleitores entre os dias 14 e 17 deste mês. 

Na lista de eventuais participantes da disputa, Cleitinho e Reginaldo Lopes são seguidos pelo deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PSL) com 3,2%. Em quarto lugar, com 2,9%, está Carlos Melles (DEM). O recém-empossado senador na vaga de Antonio Anastasia (PSD), o também pessedista Alexandre Silveira, aparece em quinto, com 2,7%.

Já em outra pesquisa interna, feita de forma presencial, Reginaldo Lopes está em primeiro com 16%, superando o somatório de todos os outros adversários. O grande diferencial do líder do PT é quando seu nome é associado ao ex-presidente Lula, que lidera a pesquisa presidencial. Quando os pré-candidatos são colocados acompanhados dos seus “padrinhos”, Reginaldo Lopes chega a 27% das intenções de voto. 

Ter sua campanha associada a Lula coloca Reginaldo Lopes como favorito pela vaga ao Senado. O diretor-executivo da F5 Atualiza Dados, Domilson Coelho, afirmou em entrevista ao jornal Estado de Minas, que “Reginaldo Lopes, que tem Lula como padrinho político, tende a crescer muito no decorrer da campanha, quando aparecer junto com Lula e aproveitar a popularidade do ex-presidente. Da mesma maneira, com Marcelo Álvaro Antônio, quando o eleitor bolsonarista enxergar que ele é o candidato natural do presidente. Isso tende a melhorar, ao mesmo tempo, o desempenho, a aceitação e as intenções de voto”, pontuou.