LIBERTAÇÃO ANIMAL

Luisa Mell elogia Lula após encontro: "Dia histórico para a proteção animal no Brasil"

A reunião, além de tratar sobre políticas de castração e educação ambiental, também contou com a participação de ativistas do Vegano Periférico

Luisa Mell elogia Lula após encontro: "Dia histórico para a proteção animal no Brasil".Créditos: Cláudio Kbene
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Lula (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (14), com a ativista da causa animal Luisa Mell e com militantes que defendem um veganismo popular e acessível para todos. 

Por meio de suas redes, Luisa Mell classificou a reunião, que discutiu castração, educação ambiental e veganismo, como "um dia histórico". 

"Hoje foi um dia histórico para a proteção animal no Brasil. Durante quase 3 horas, eu e mais 20 colegas, representantes da causa animal, fomos ouvidos pelo ex-presidente Lula, Fernando Haddad e outras lideranças do PT. Falamos desde campanhas de castração, educação ambiental e até veganismo. Foi lindo", declarou Luisa Mell. 

A militante da causa animal também afirmou que ela e os seus colegas de ativismo foram tratados "com a seriedade que a causa merece. Assim que se constrói um país mais justo. Com diálogo e respeito". 

Em suas redes, o ex-presidente Lula comentou sobre o encontro e revelou que a sua cachorra, Resistência, foi homenageada durante a reunião.

O encontro foi organizado pelo Setorial em Defesa dos Animais do PT e também contou com a presença dos ativistas do Vegano Periférico, grupo fundado pelos irmãos Leonardo e Eduardo Luvizeto, que ganharam visibilidade nacional ao propagar a ideia de um veganismo popular e acessível para todos.

Luisa Mell é criticada por ministros bolsonaristas 

A militante Luisa Mell esteve na última quinta-feira (10) em Brasília para recepcionar brasileiros e animais de estimação vindos da Ucrânia, país que está em guerra com a Rússia. 

Porém, a presença de Luisa Mell na recepção gerou tensão entre ministros do presidente Bolsonaro, pois um dia antes a militante participou do Ato Pela Terra, que reuniu Caetano Veloso, Daniela Mercury e outros artistas na Esplanada dos Ministérios, que se mobilizaram contra o PL 192/20, que pretende autorizar atividades de mineração em terras indígenas e, por várias vezes, puxaram o coro de “Fora, Bolsonaro”. 

Para os ministros de Bolsonaro, a ativista "não deveria estar lá" por ser uma pessoa "de esquerda". 

Em suas redes, Luisa Mell revelou que foi à recepção dos brasileiros vindos da Ucrânia por meio de um convite da primeira-dama Michele Bolsonaro. "Eu vim aqui, fiz um grande apelo, Bolsonaro atendeu nossos apelos desesperados, e hoje eu estou aqui, muito emocionada de fazer parte dessa história, de poder ajudar", justificou. 

Após tomar conhecimento de que uma brasileira teria de deixar o seu pet na Ucrânia, Luisa Mell usou as redes para pressionar o governo federal a autorizar os brasileiros a trazerem os seus animais de estimação no avião da FAB (Força Aérea Brasileira).