A MAMATA NÃO ACABOU

Jair Renan e familiares de ministros da Defesa pegaram dezenas de caronas em voos da FAB

Fernando Azevedo e Silva e Walter Braga Netto levaram esposas e filho 04 de Bolsonaro em viagens nas aeronaves

Ministro Braga Netto e ex-ministro Azevedo e Silva Créditos: Cleia Viana/Câmara dos Deputados/Exército
Créditos: Alan Santos/PR
Escrito en POLÍTICA el

Jair Renan, filho 04 do presidente, e parentes de Fernando Azevedo e Silva e Walter Braga Netto aproveitaram voos oficiais das aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para pegar caronas e viajar. Os registros, divulgados pela "Folha de S. Paulo", foram fornecidos via Lei de Acesso à Informação pela Defesa e Casa Civil.

Entre 11 de agosto de 2020 e 19 de março de 2021, a esposa do ex-ministro da Defesa Fernando Azevedo esteve em 12 voos da pasta, enquanto o filho dele o acompanhou em uma destas viagens. Já Braga Netto levou a esposa em quatro voos quando era ministro da Casa Civil, além de uma filha e Jair Renan em outros dois trajetos cada.

Desde que se tornou ministro da Defesa, o general foi acompanhado pela esposa em 14 voos, feitos entre maio e setembro de 2021. A Defesa forneceu dados até novembro do ano passado. Procurado, o ministério disse que os passageiros ocupavam vagas remanescentes, como permitem as regras de uso das aeronaves da FAB.

Já o filho 04 de Bolsonaro, o influenciador digital Jair Renan, pegou ao menos cinco voos em deslocamentos solicitados por diferentes ministros. Além da carona com Braga Netto, o filho do presidente aproveitou viagens dos ministérios das Relações Exteriores e da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Jair Renan e o pai, Jair Bolsonaro. Foto: Alan Santos/PR

A esposa de Azevedo e Silva acompanhou o ministro em sete voos de Brasília ao Rio. As outras cinco viagens foram no caminho inverso. Nessas viagens, o então ministro participou de eventos militares, como troca de comando de divisão do Exército e formaturas.

A Defesa não explicou se as esposas acompanharam as agendas oficiais dos ministros, se apenas aproveitaram o deslocamento ou por qual razão estavam nos voos.

Apesar de promessas de Bolsonaro, a mamata continua

Apesar de não ser irregular levar parentes em voos oficiais, Bolsonaro prometeu endurecer as regras de uso das aeronaves. No entanto, o que se tem visto é que, como em relação a outros assuntos, ele segue deixando a "mamata" rolar solta.

Em janeiro de 2020 o advogado Vicente Santini causou mal-estar no governo e foi demitido do cargo de secretário-executivo da Casa Civil pelo uso de jato da FAB. "O que ele fez não é ilegal, mas é completamente imoral", disse Bolsonaro à época. Nas situações de Braga Netto, Azevedo e Silva e Jair Renan, nada foi dito.

Em outubro de 2021, veio à tona a notícia de que sete parentes da primeira-dama Michelle Bolsonaro pegaram carona em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) solicitado pela ministra Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.

O motivo oficial da viagem de Brasília para São Paulo, que ocorreu em um sábado, dia 21 de agosto, era o evento do Pátria Voluntária, programa social coordenado por Michelle, que também estava na aeronave.

A farra de fato, no entanto, foi para participar do aniversário do maquiador e influenciador digital Agustin Fernandez, amigo de Damares e Michelle.