ELEIÇÕES 2022

Arthur do Val se filia ao União Brasil e pode concorrer a deputado federal

Atualmente, Mamãe Falei está de licença e espera decisão do Conselho de Ética da Alesp sobre possível cassação de seu mandato

Mamãe Falei está licenciado da Alesp.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en POLÍTICA el

O deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei, que estava sem partido desde que áudios vazados mostraram declarações misóginas, decidiu se filiar ao União Brasil, assim como fizeram os integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL).

A filiação foi discreta, sem ato público, sendo formalizada no Tribunal Superior Eleitoral. Do Val vem sendo estimulado por colegas do MBL, mesmo tendo deixado o movimento, a se candidatar a deputado federal.

“Arthur do Val está focado na vida pessoal. A questão partidária ficou nas mãos do vereador Rubinho Nunes, grande articulador e amigo próximo do deputado”, disse a assessoria do parlamentar à CNN Brasil.

Mamãe Falei deixou o Podemos no início de março, depois do vazamento de áudios de teor sexista a respeito de mulheres na Ucrânia.

Deputado licenciado disse que mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”

Na gravação, Do Val, que estava no país do Leste Europeu, disse que as mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”.

“Elas olham. Vou te dizer, elas são fáceis porque elas são pobres. Aqui, cara, minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Funciona demais. Depois eu conto a história. Nossa, velho! Não peguei ninguém, mas colei em duas minas, que a gente não tinha tempo”, diz um trecho do áudio. 

“Você tem que ir para as cidades normais, porque você pega as minas assim, não na balada, na praia. Você pega ela no mercado. Você pega ela na padaria. Que nem a recepcionista do hotel que deu em cima de mim aqui (...) E eu nem peguei ninguém aqui. Só a sensação de que eu poderia fazer, enfim, já sabem. Já estou comprando minha passagem pro Leste Europeu no ano que vem. Assim que eu chegar em São Paulo”, afirma, ainda, sugerindo turismo sexual.

Atualmente, o deputado está de licença do cargo e espera decisão do Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) a respeito de várias representações que pedem a cassação de seu mandato.