CENSURA

Justiça manda Glenn Greenwald apagar tuite em que chama Moro de corrupto

Por meio de suas redes, o jornalista declarou que o ex-juiz é “autoritário” e quer “censurá-lo”

Créditos: Foto: Isaac Amorim/MJSP
Escrito en POLÍTICA el

O juiz Austregésilo Trevisan, da 17ª Vara Cível de Curitiba, determinou que o Twitter apague publicações do jornalista Glenn Greenwald onde este afirma que o ex-juiz e pré-candidato à presidência Sergio Moro é “corrupto”. 

Em sua decisão, o magistrado decretou um prazo de 24 horas para que a plataforma exclua 6 tuites onde Greenwald afirma que Moro é corrupto e critica o processo judicial movido pelo ex-juiz para conseguia a exclusão de uma postagem anterior. Se o Twitter não cumprir a decisão, foi estipulada multa diária de R$ 10 mil. 

Por meio de suas redes, o jornalista Greenwald afirmou que Moro tenta censurá-lo. "O ex-juiz e suposto candidato à presidência foi à justiça para tentar me silenciar justamente porque sabe que há inúmeras provas que comprovam sua má conduta. Quer intimidar os outros ao silêncio". 

Além dos tuites, o juiz determina a retirada de um vídeo de Greenwald publicado no YouTube, porém, a plataforma é de responsabilidade e propriedade do Google e não do Twitter. 

Essa não é a primeira vez que o juiz Trevisan determina que Twitter apague posts de Greenwald. Em 16 de março, o magistrado determinou que a plataforma apagasse outra publicação onde o jornalista chamava Moro de "corrupto", mas a rede social não excluiu a publicação. 

Para o juiz, o fato de Sergio Moro ser uma figura pública não autoriza Greenwald a "atingir direitos de personalidade".