TORNOZELEIRA ELETRÔNICA

Carla Zambelli leva travesseiro para Daniel Silveira que está escondido na Câmara

O deputado se refugiou nas dependências da Câmara para não ter que cumprir decisão de Alexandre de Moraes de usar tornozeleira eletrônica

Zambelli leva travesseiro para Daniel Silveira.Créditos: Redes Sociais
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Daniel Silveira (União Brasil-RJ) se escondeu na Câmara dos Deputados durante a noite para não ter que cumprir uma decisão judicial do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). A colega Carla Zambelli (PL-SP) levou água e travesseiro na noite desta terça-feira (30), para ele.

Moraes determinou no último sábado (26), que Silveira voltasse a usar a tornozeleira, e o proibiu de deixar o Rio de Janeiro, exceto para idas a Brasília que sejam relacionadas ao exercício do mandato na Câmara.

Alexandre de Moraes atendeu com a decisão pedido feito pela subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo, em manifestação enviada na sexta-feira (25) ao STF.

Silveira afirmou em discurso na tribuna da Câmara que não iria acatar a ordem de Moraes e avisou a outros parlamentares que, se fosse preciso, iria dormir nas instalações da Casa para não ter que cumprir a decisão. Segundo ele, serão os deputados que tomarão a decisão final.

"Pessoas bolsonarianas"

Carla Zambelli anunciou em suas redes que estava saindo de casa para se encontrar com o colega parlamentar e, em tom de cobrança, perguntou a apoiadores “bolsonarianos” o que eles iriam fazer para ajudá-lo.

“No nosso governo Bolsonaro e as pessoas bolsonarianas... ninguém fica para trás. Eu tô saindo daqui de casa agora, estava indo já deitar, para ir na Câmara me encontrar com o Daniel Silveira. E você vai fazer o quê?”, disse Carla Zambelli, em seu perfil, no Twitter.

Já na Câmara, Carla disse a repórteres que estava levando água e travesseiro para Silveira e que pelo menos oito pessoas estavam com ele naquele momento (mas não soube responder quantos passariam à noite no local).

“Estou levando água e dois travesseiros (um pra mim e outro para o Daniel, porque ele merece). A gente está em oito [pessoas] aqui”, disse a deputada.

“Imediata efetivação”

Moraes ressalta em seu despacho dessa terça-feira (29), que a determinação foi comunicada à Seap do Rio de Janeiro (Secretaria de Administração Penitenciária do Estado) e à Polícia Federal para sua "imediata efetivação", mas que já se passaram três dias desde a decisão e ainda não há notícias “acerca de seu cumprimento”.

“Diante do exposto, determino à autoridade policial e à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (SEAPE/DF) que procedam à fixação imediata do equipamento de monitoramento eletrônico do deputado federal Daniel Silveira”, determinou Moraes.

Moraes disse também que, se for preciso, a reinstalação da tornozeleira pode ser feita "nas dependências dos Deputados, em Brasília/DF, devendo esta Corte ser comunicada perfeitamente". Além disso, o magistrado informou que não há necessidade de oficiar a Câmara porque a decisão "não impede o exercício do mandato".

Com informações do UOL