MUNDO DO TRABALHO

Lula se encontra com ministra da Espanha para discutir revisão da reforma trabalhista

A ministra do Trabalho e também vice-presidenta do país, Yolanda Díaz, falou sobre como se deu o processo de revogação da legislação neoliberal e como resgatar direitos trabalhistas

Lula se encontra com ministra da Espanha para discutir revisão da reforma trabalhista.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Lula se encontrou nesta quarta-feira (30) com a vice-presidente da Espanha e ministra do Trabalho e Economia Social da Espanha, Yolanda Díaz, que veio ao Brasil para discutir a reforma trabalhista espanhola - que revogou a versão neoliberal do governo de direita do PP. 

O atual governo da Espanha, liderado pelo primeiro-ministro Pedro Sánchez, do PSOE (Partido Socialista Obrero da Espanha) aprovou uma revisão das leis trabalhistas que teve por objetivo recuperar os direitos trabalhistas, fortalecer o mercado consumidor interno e aumentar a qualificação da mão de obra, qualidade e produtividade. As novas regras do mundo trabalho espanhol se deu após intensas conversas com os trabalhadores e empresários. 

Essa é a terceira vez que Lula se reúne com Yolanda para conversar sobre o processo espanhol de revisão da reforma trabalhista. 

Durante a reunião, Yolanda apontou a importância da mudança de cultura entre os empresários para as reformas. Para a ministra, os empresários "precisam entender que mão de obra mais estável motivada e qualificada resulta em negócios mais prósperos". 

De acordo com Yolanda, para viabilizar a reforma trabalhista foi necessário construir um ambiente de confiança e diálogo com os trabalhadores e empresários e buscar acordo onde ambas as partes ganhem.