DESMORONOU

Em nota, cúpula do União Brasil deixa claro: partido não vai aceitar Moro candidato à presidência

Moro, após se filiar ao União Brasil, afirmou que abriu mão "neste momento" de ser candidato ao Planalto, mas caciques da legenda já se movimentam para impedir a possibilidade: "Não há hipótese de concordarmos"

Sergio Moro.Créditos: Eduardo Matysiak
Escrito en POLÍTICA el

Sergio Moro mal se filiou ao União Brasil e já foi desautorizado por membros da cúpula do partido. Nesta quinta-feira (31), o ex-juiz anunciou que não vai mais ser candidato à presidência e que entrou na legenda presidida por Luciano Bivar para "facilitar as negociações das forças políticas de centro democrático em busca de uma candidatura presidencial única". A ideia da movimentação é que Moro seja candidato a deputado federal o senador por São Paulo

Ao anunciar a decisão, no entanto, o ex-magistrado afirmou que abriu mão da candidatura ao Planalto "neste momento", sinalizando que pode vir a mudar de ideia mais uma vez. 

Não demorou para que caciques do União Brasil reagissem rechaçando a possibilidade. Em nota oficial divulgada no final da tarde desta quinta-feira, oito membros da cúpula da legenda, que são políticos advindos do DEM, afirmaram que "não há hipótese de concordarmos com sua pré-candidatura presidencial pelo partido", sinalizando que Moro não terá vida fácil na sigla. 

Confira abaixo a íntegra da nota 

Brasília, 31 de março de 2022.

Nós, membros da Comissão Instituidora do União Brasil, reconhecemos a importância e respeitamos a trajetória na vida pública do ex-ministro Sergio Moro. Entendemos, também, que Moro pode contribuir muito para o debate político nacional.

Entretanto, deixamos claro que o seu eventual ingresso ao União Brasil não pode se dar na condição de pré-candidato à Presidência da República.

Caso seja do interesse de Moro construir uma candidatura em São Paulo pela legenda, o ex-ministro será muito bem-vindo. Mas, neste momento, não há hipótese de concordarmos com sua pré-candidatura presidencial pelo partido.

ACM Neto, Secretário Geral

Efraim Filho, 1º Secretário

José Agripino Maia, Vice-Presidente

Ronaldo Caiado., Vice-Presidente

Prof. Dorinha, Vice-presidente

Mendonça Filho, Vice-Presidente

Davi Alcolumbre, Vice-Presidente

Bruno Reis, Vice-Presidente

Desistência de Moro

O ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro confirmou que não será mais candidato à presidência nas eleições de outubro. Moro abandonou o Podemos e assinou na noite de quarta-feira (30) ficha de filiação ao partido União Brasil. O ex-magistrado era pré-candidato presidencial pelo Podemos e agora vai se candidatar a deputado federal pelo UB.

Em nota oficial, o ex-juiz confirmou que abriu mão "nesse momento, da pré-candidatura presidencial". "O Brasil precisa de uma alternativa que livre o país dos extremos, da instabilidade e da radicalização. Por isso, aceitei o convite do presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, para me filiar ao partido e, assim, facilitar as negociações das forças políticas de centro democrático em busca de uma candidatura presidencial única", declarou no Instagram.

O deputado federal Alexandre Leite (UB-SP), tesoureiro do partido em São Paulo, anunciou que Moro vai disputar uma vaga na Câmara por São Paulo e que o UB espera uma votação recorde.

Já o deputado Junior Bozzella, vice-presidente do UB em São Paulo, disse à CNN Brasil que Moro assinou na quarta-feira a ficha para ingressar na legenda que se formou após a fusão do DEM com o PSL. "A filiação já está encaminhada, já foi abonada pelo presidente Bivar, inclusive. Desde o dia de ontem já tinha a ficha encaminhada, abonada. O Sergio assinou a ficha”, afirmou o deputado federal.

O dirigente já havia sinalizado que a pré-candidatura de Moro à presidência poderia não ser mantida. “Obviamente que alguém, quando entra em um partido político – que você não é o presidente, que você não tem voto, que você não é da executiva nacional – você sabe ao crivo que você está sendo colocado. Você não tem garantia de absolutamente nada, você é mais um filiado”, completou.

Moro teria decidido deixar o Podemos após enxergar que o partido o boicotava, além de ser pressionado a transferir seu domicílio eleitoral do Paraná para São Paulo, onde teria mais chances de se lançar a uma candidatura legislativa, caso abandonasse a disputa presidencial. Essa mudança de domicílio será feita, mas para Moro concorrer pelo União Brasil.