ORA, ORA...

Manobra de Moro para ser deputado federal deve eleger Mamãe Falei; Entenda

Ao desistir da Presidência pelo Podemos e entrar no União Brasil para garantir uma cadeira na Câmara, o ex-juiz da Lava Jato provavelmente “levará” junto parlamentar paulista que insultou mulheres ucranianas. Veja por quê

Moro e Arthur do Val, o "Mamãe Falei".Créditos: Reprodução/Instagram
Escrito en POLÍTICA el

O anúncio de Sergio Moro de que desistirá da disputa pelo Palácio do Planalto somado à sua saída do Podemos e filiação ao União Brasil, para concorrer a uma vaga de deputado federal em outubro, traz a reboque um fato pouco percebido até a agora: o retorno do deputado estadual paulista Arthur Do Val, conhecido como Mamãe Falei, aquele que insulta as mulheres ucranianas porque elas “são pobres”, ao cenário eleitoral e sua provável eleição para a Câmara.

Após a avalanche de cancelamentos que se abateu sobre o parlamentar vinculado ao MBL em decorrência de seus áudios indecorosos recheados de machismo e misoginia, revelados no início de março, Mamãe Falei anunciou sua morte política e praticamente cravou que não seria candidato a mais nada, ficando nas mãos da Alesp sua cassação e perda dos direitos políticos por oito anos.

Com o esfriamento do caso, o parlamentar que tinha acabado de ingressar no Podemos para ser candidato ao governo de São Paulo, com as bênçãos de Sergio Moro, resolveu entrar no União Brasil e, paulatinamente, foi colocando as asinhas de fora, ventilando uma candidatura a deputado federal. Agora, com a chegada do ex-juiz ao recém-criado União Brasil, as coisas ficaram muito boas para quem choramingava pelos cantos há menos de um mês e se dizia fora da vida pública.

Moro deve ter votação estrondosa em São Paulo, estado que escolheu como domicílio eleitoral, embora seja do Paraná, e possivelmente se elegerá com uma das maiores votações entre os postulantes a uma vaga na Câmara dos Deputados. Como o número de votos que determina a eleição de um deputado não é regida pelo sistema majoritário, como ocorre com prefeitos, governadores e presidente, o antigo chefe da Lava Jato “puxará” mais candidatos de seu partido para levá-los ao Legislativo federal.

Na eleição de um deputado federal, assim como ocorre com os estaduais e vereadores, o que conta não é a votação expressa de um nome, mas sim a quantidade de votos recebidos por todos os candidatos do partido, da sua coligação e os votos na legenda. Esse número bruto é utilizado para definir um coeficiente eleitoral, ou seja, o número de votos necessários para levar um deputado a Brasília. Como Moro deve estourar em muito esse número mínimo, o União Brasil, com a somatória total de votos, poderá eleger outros candidatos, os mais bem colocados atrás do “puxador”, que seria Moro. Nessa categoria, possivelmente estará Mamãe Falei, que mesmo com o tombo em sua popularidade devido à escatologia de seus áudios vazados, ainda mantém (acredita-se) um número significativo de eleitores.

Logo na sequência da divulgação dos áudios de Arthur Do Val, Sergio Moro correu para repudiar o teor das falas e se afastar do deputado estadual paulista, negando-lhe palanque dali para frente. Com o ingresso dos dois no União Brasil, o tão desejado sonho de Mamãe Falei de surfar a onda (e os votos) que possivelmente terá Moro volta a se realizar. Falta agora o parlamentar que ganhou fama com o MBL confirmar sua candidatura.