CASO DANIEL SILVEIRA

Ciro Gomes diz que Bolsonaro com indulto tenta acelerar marcha do golpe

Para o pré-candidato, presidente “acaba de transformar o instituto da graça constitucional em uma desgraça institucional”

Ciro Gomes.Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) afirmou em sua conta do Twitter nessa quinta-feira (21) que o indulto concedido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao deputado federal Daniel Silveira é uma tentativa de “acelerar a marcha do golpe”.

“Acostumado a agir em território de sombra entre o moral e o imoral, o legal e o ilegal, Bolsonaro acaba de transformar o instituto da graça constitucional em uma desgraça institucional”, afirmou. “Tenta, assim, acelerar o passo na marcha do golpe. Mas não terá sucesso”, tuitou o pré-candidato.

Para Ciro, o “ato espúrio de favorecimento absurdo e imoral a Daniel Silveira, ou qualquer outro tipo de desvio autoritário, serão rechaçados pelos defensores do estado de direito”. E encerrou: “amanhã o PDT entrará com medida no STF para anular mais este desatino”.

A canetada de Bolsonaro

Bolsonaro deu uma canetada, nesta quinta-feira (21), e publicou um decreto de “graça constitucional” ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ). “Um decreto que vai ser cumprido”, disse Bolsonaro, em uma transmissão ao vivo nas redes sociais.

Na prática, o decreto de indulto perdoa os crimes cometidos pelo parlamentar.  O indulto deve ser publicado nos próximos minutos no Diário Oficial da União.