INDULTO A SILVEIRA

"A república está em perigo", diz Valério Arcary; veja vídeo

"São fascistas", diz historiador que compara o governo Bolsonaro ao regime de Napoleão Bonaparte. "A mão não pode tremer. Agora é hora de responder à altura".

Jair Bolsonaro, João Roma e Rogério Marinho no interior do Rio Grande do Norte.Créditos: Alan Santos/PR
Escrito en POLÍTICA el

Doutor em história pela USP e membro da Coordenação Nacional do MAIS/PSOL, Valério Arcary afirmou em entrevista ao Fórum Onze e Meia nesta sexta-feira (22) que o indulto concedida por Jair Bolsonaro (PL) a Daniel Silveira (PTB-RJ), em claro afronte ao Supremo Tribunal Federal (STF), coloca a República em perigo.

"A mão não pode tremer. Agora é hora de responder à altura. Porque não tenhamos dúvidas que ninguém vai parar Bolsonaro se ele sair impune. Se sair impune, é inimaginável o que nós vamos viver nos próximos meses. Como diriam os franceses no século XIX: a República está em perigo. É uma situação extrema diante da qual não pode haver hesitação", disse o professor.

Para Arcary, todas as liberdades estão em perigo: "São fascistas". O historiador diz que anulação da sentença do STF mostra que Bolsonaro fez a defesa de um "estado ditatorial".

"Todo poder à Presidência, todo poder a Bolsonaro, todo poder ao Bonaparte. O bonapartismo é um regime político antagônico e incompatível com a democracia. É um regime no qual o Estado se levanta acima das classes e para preservar a ordem suprime as liberdades democráticas, naturalmente do povo, das classes populares, médias... Mas, também da classe dominante", diz o professor, lembrando a supressão da burguesia no regime bonapartista, de Louis Bonaparte, sobrinho e herdeiro de Napoleão Bonaparte, que foi líder do Segundo Império, entre 1851 e a derrota na guerra franco-prussiana

"A ambição de Bolsonaro e de seu partido está em construção, o partido neofascista, que é essa máxima concentração de poder, o abuso do poder. É um ato incompatível com o regime democrático".

Assista a entrevista de Valério Arcary ao Fórum Onze e Meia.