ELEIÇÕES 2022

STF desmente fake news que insinua que Barroso trabalha contra Bolsonaro

"Há uma nova atividade no país: a de traficante de notícias falsas", disse o ministro Barroso

Créditos: Reprodução/Redes Sociais
Escrito en POLÍTICA el

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou nesta segunda-feira (5) uma nota em que desmente uma fake news disseminada por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o ministro Luís Roberto Barroso, do STF. Os bolsonaristas tem difundido que Barroso teria dito a "juízes franceses" que iria trabalhar contra a reeleição do presidente e a favor do ex-presidente Lula (PT), o que não é verdade.

"Circula pelas redes sociais uma declaração falsamente atribuída ao ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, a respeito do presidente Jair Bolsonaro. Conforme a publicação, Barroso teria dito em uma live, a juízes franceses: 'Bolsonaro será reeleito se passarem por cima do meu cadáver'. O gabinete do ministro informou que tal encontro virtual nunca ocorreu e que o ministro jamais deu as declarações", diz a nota.

 "O Brasil vive a naturalização da mentira. Há uma nova atividade no país: a de traficante de notícias falsas. Vivemos uma decadência ética profunda", afirmou o ministro Barroso.

O Supremo alertou para a importância de não repassar informações publicadas em sites não confiáveis e com informações alarmistas.

A fake news ainda dizia que o ministro trabalhava pela reeleição de Lula. "Lula merece uma segunda chance”, teria dito.

A informação fica ainda mais falsa dado que Barroso foi um dos ministros que votaram contra a suspeição do ex-juiz Sergio Moro no Supremo e, na ocasião, defendeu a Operação Lava-Jato.