ELEIÇÕES 2022

VÍDEO: Após ataque a Miriam Leitão, Bolsonaro pede boicote à mídia e ataca STF

Em discurso a empresários no RJ, em evento de empresa que já recebeu R$ 124 milhões do governo, Bolsonaro acusou a Globo de mentir e conclamou: "não anunciem nesse órgão de imprensa"

Bolsonaro e Karim Miskulin, publisher do Grupo Voto.Créditos: Alan Santos/PR
Escrito en POLÍTICA el

Em discurso a empresários bolsonaristas, em evento organizado pelo Grupo Voto no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (4), Jair Bolsonaro (PL) voltou a atacar a mídia, a quem acusa de "mentir", e pediu boicote às empresas de comunicação que não apoiam suas ideias. A declaração ocorreu em meio ás críticas ao filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), pelo ataque covarde à jornalista Miriam Leitão, da Globo.

"Se a Globo acusasse com razão, tudo bem. Agora, vocês que são anunciantes, ajudariam muito o Brasil... Eu peço a vocês, órgãos de imprensa que mentem o tempo todo, não anunciem nesse órgão de imprensa. É a maneira que nós temos realmente de mudar o destino do Brasil", disse.

Em seguida, ele voltou a atacar "dois ou três" ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Os alvos preferenciais do presidente tem sido Alexandre de Moraes, Rosa Weber - pela manutenção do inquérito sobre a Covaxin - e Edson Fachin, que substituiu Luis Roberto Barroso, antigo alvo, na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

"E não é só a imprensa. Tem dois ou três de outro poder que enche o saco o tempo todo. Não admitem a gente trabalhar em paz", afirmou.

Mais à frente, Bolsonaro voltou a atacar o Movimento Sem Terra dizendo que tirou dinheiro de ONGs - mesmo contemplando "ongs de prateleiras" de Emerson Shoeik e Daniel Alves - e celebrou a distribuição de fuzis aos ruralistas.

"Vamos dar um cascudo no MST. Como? Tirando dinheiro de ONGs. Ora, se é não governamental porque pegar o dinheiro nosso. [...] E mais ainda: facilitamos a defesa dos CACs, os caras agora compram fuzil. Quem vai querer invadir a fazenda do cara?", indagou.

Organizador do evento já recebeu R$ 124 milhões do governo

O Grupo Voto, que organizou o evento com empresários no Rio, já recebeu 124 milhões de reais do governo, de acordo com informações do Portal da Transparência divulgadas pelo jornalista Demétrio Vecchioli, da coluna Olhar Olímpico.

Em seu site, a empresa diz que tem como princípio a "independência editorial e política" e trabalha para "aproximarmos o setor público do privado através de eventos de relacionamento, com conteúdos altamente qualificados".