ELEIÇÕES 2022

Lula é o melhor presidente da história e Bolsonaro o pior em pesquisa Ipespe

Lula é apontado como melhor presidente que o país já teve para 46% da população, percentual maior que as intenções de voto da pesquisa, que mostra que petista segue na liderança. Veja a íntegra.

Lula e Bolsonaro.Créditos: Ricardo Stuckert/Reprodução Youtube
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta quarta-feira (6) mostra que Lula (PT) é considerado o melhor presidente do Brasil. Por outro lado, Jair Bolsonaro (PL) tem a pior avaliação. Os dois "polarizam" a disputa eleitoral deste ano.

O levantamento revela que 46% consideram Lula o melhor presidente que o Brasil já teve - percentual parecido com as intenções de voto na próxima eleição, de 44%. Bolsonaro vem na sequência com 22%, seguido de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), com 15%. Itamar Franco soma 4%, à frente de Michel Temer (MDB), com 3%, José Sarney, com 2% e Dilma Rousseff (PT), citado por apenas 1%. Fernando Collor não chegou a 1% e 7% não sabem ou não responderam.

Quando indagado qual o pior presidente, 40% dizem que é Bolsonaro. Na sequência, vem Dilma, com 21% e Lula, com 14%. Fernando Collor é citado por 11%, Temer por 4%, FHC e Sarney somam 2% e Itamar 1%. Não sabem ou não responderam 6%.

"Vários fatores interferem na memória coletiva. E a passagem do tempo é um deles. Como exemplo, o governo Sarney não foi presenciado por quase metade do eleitorado atual. Mas não deixa de ser interessante notar que os ex-presidentes, ligados aos partidos que hoje buscam um candidato viável na autodenominada 'terceira via', reunidos somam muito mais admiração (24%) que a soma das intenções de voto dos respectivos pré-candidatos", afirmou no Twitter o cientista político Antonio Lavareda, responsável pela pesquisa.

Leia a íntegra da pesquisa