ELEIÇÕES 2022

Lula lidera na intenção de votos no Amazonas, diz pesquisa

Ciro Gomes e o pelotão da terceira via aparecerem bem distantes do candidato do PT e de Bolsonaro

Lula lidera na intenção de votos no Amazonas, diz pesquisa.
Escrito en POLÍTICA el

Levantamento realizado pelo Instituo Diário de Pesquisa (IDP) mostra que o ex-presidente Lula (PT) lidera nas intenções de votos dos eleitores do Amazonas com 47,5%. Em seguida aparece o presidente Bolsonaro (PL) com 36,3%. Dessa maneira, o líder petista está 11,2% pontos a frente do presidente. 

Em terceiro lugar aparece o candidato do PDT, Ciro Gomes, com 4,8% das intenções de votos.  O pedetista é seguido de Simone Tebet (MDB), que aparece com 2,6%, João Doria (PSDB), com 2%, André Janones (Avante), com 1,6%, e Felipe D'Avila (Novo), com 0,7%. 

Os eleitores que responderam não votar em nenhum candidato somam 2,3%. Os votos branco ou nulo totalizam, 1,2% e 1% não sabem ou não responderam à pesquisa. Os dados se referem a pesquisa estimulada. 

Considerados apenas os votos válidos, quando branco e nulo são excluídos, o ex-presidente Luta tem 47,9% e Jair Bolsonaro 38%, no primeiro turno das eleições. 

Além disso, a pesquisa indica que Bolsonaro é rejeitado por 40,7% dos amazonenses. Por sua vez, Lula é o segundo mais rejeitado, com 31,1%. 

A liderança de Lula se mantém no segundo turno, quando o pré-candidato do PT ao Planalto aparece com 52,4% dos votos. Bolsonaro aparece com 39,7%. 

 

Avaliação do governo Bolsonaro 

 

A pesquisa também perguntou aos entrevistados como eles avaliam o governo de Bolsonaro: 28,5% consideram a atual gestão federal como "péssima"; 11,9% como "ruim"; 26,3% como regular; 19,9% avaliam como "bom" e 12,6% como "ótima". 

Quando as porcentagens de "ótimo ou bom" são somadas, o índice fica em 32,5%. Já quando a avaliações de "ruim ou péssima" são somadas, a porcentagem é de 40,4%. 

O levantamento ouviu 1,8 mil eleitores em todo o estado do Amazonas entre os dias 27 de abril e 8 de maio. A pesquisa também inclui 14 municípios selecionados por representarem com maior fidedignidade o eleitorado do interior. 

O nível de confiança e de 95% e a margem de erro é de 2,3 pontos percentuais para maus ou para menos. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob a identificação de BR-06889/2022.

 

Com informações do D24am