ELEIÇÕES 2022

Datena lidera disputa ao Senado seguido por Moro e Márcio França em SP

O apresentador aparece em primeiro lugar com 22,3% das intenções de voto. Em segundo, o ex-juiz Sergio Moro com 16,5%, seguido pelo ex-governador Márcio França com 13,2%

Datena, Sergio Moro e Márcio FrançaCréditos: Reprodução / Divulgação redes sociais
Escrito en POLÍTICA el

O apresentador José Luiz Datena (PSC) que recentemente decidiu concorrer ao Senado por São Paulo - na chapa de Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), candidato de Jair Bolsonaro (PL) ao governo do estado - é o favorito para ocupar a única cadeira com 22,3% das intenções de voto. 

O levantamento feito entre os dias 22 e 26 de maio pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta segunda-feira, 30, aponta que o apresentador é seguido pelo o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil), com 16,5% e o ex-governador Márcio França (PSB) – que ainda está colocando como  pré-candidato ao governo - com 13,2%. 

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), aparece em quarto lugar com 11,9%. A margem de erro é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos. 

No início de maio, Datena esteve com Jair Bolsonaro e o ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf para selar a aliança.  Paulo Skaf era tido como o "plano B" para concorrer ao Senado pela chapa bolsonarista caso Datena, como fez em outras eleições, desistisse mais uma vez. 

O encontro teria sido "secreto" e a presença de Datena na chapa foi anunciada por Bolsonaro. O apresentador, por sua vez, teria discursado.  "Única coisa que posso adiantar é que o presidente confirmou a chapa. Para governador e para o Senado, Tarcísio [de Freitas] e eu. Confirmou os dois", afirmou após a reunião. 

O fato de Datena sair como candidato ao Senado na chapa de Tarcísio é uma má notícia para Ciro Gomes (PDT). Isso porque o presidente do PDT, Carlos Lupi, havia convidado o apresentador, em março, para se filiar ao partido e ser candidato a vice-presidente. 

A pesquisa ouviu 1.880 eleitores no estado de São Paulo, por meio de entrevistas pessoais, e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n.º SP-01735/2022.