ELEIÇÕES 2022

Lula pede acordo dos progressistas para o governo do Rio Grande do Sul

Ex-presidente cobrou unidade da esquerda no RS em ato que o PSB não participou

Lula discursa em ato no Rio Grande do Sul.Créditos: Reprodução/YouTube
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Lula (PT) fez uma cobrança pública aos partidos que compõe sua base de apoio durante ato pela soberania nacional realizado em Porto Alegre nesta quarta-feira (1º). Lula defendeu que o campo progressista volte a se reunir para lançar uma candidatura unitária para o governo do Rio Grande do Sul nas eleições de 2022

"Eu quero fazer aqui, sem meias palavras, um apelo aos partidos de esquerda. O PT governou Porto Alegre e depois que nós perdemos elegemos uma vez o Magrão, do PDT. E faz algumas décadas que a direita governa Porto Alegre a esquerda já não governa mais. É importante lembrar que as duas vezes em que a gente ganhou o Rio Grande do Sul, a gente fez um esforço muito grande pela unidade para disputar e para governar", declarou o ex-presidente.

"A verdade nua e crua é essa: juntos nós temos muito mais chance. Somos muito mais fortes. A gente aprende isso no movimento sindical. É normal que cada partido queira ter um candidato a governador, a senador... Mas penso que os partidos separados não tem fôlego", completou. 

"Quero fazer um apelo aos militantes dos partidos que estão nos apoiando: por favor, sentem na mesa. Tomem até um aperitivo, se quiser. Mas tente encontrar uma solução para que a gente não venha ao Rio Grande do Sul fazer um comício e não estar ao nosso lado o candidato ou a candidata ao Governo", disse ainda. "Não custa nada sentar mais uma vez à mesa conversar um pouco mais e dar de presente a esse povo a unidade dos setores que querem derrotar o Bolsonaro e o governador do Rio Grande do Sul. É o mínimo que o povo espera de nós", finalizou.

No palco do evento marcaram presença lideranças de PT, PSOL, PCdoB, PV, Solidariedade e Rede, mas a ausência do PSB, partido do vice Geraldo Alckmin, foi sentida. Dois pré-candidatos ao governo estadual, Edegar Pretto (PT) e Pedro Ruas (PSOL), estavam no evento, mas o do PSB, Beto Albuquerque, não foi. Para viabilizar a candidatura de Albuquerque, os socialistas devem fazer acordo com o PDT para garantir um palanque a Ciro Gomes.

Uma das motivações da viagem de Lula e Alckmin ao estado foi justamente a de tentar apaziguar os ânimos entre os pré-candidatos do campo progressista e tentar costurar a unidade.

Apesar de não ter participado do ato no Pepsi On Stage, o presidente estadual do PSB se reuniu com Lula e outras lideranças em uma atividade anterior.