INQUÉRITO FAKE NEWS

DataFórum: PCO tem apoio apenas de bolsonaristas e duginistas no Twitter; esquerda mantém distância

Grande parte da esquerda não se manifestou em apoio ao partido de Rui Pimenta no Twitter depois de inclusão do grupo no inquérito das fake news pelo STF; 61% dos posts foram de bolsonaristas

Carlos Bolsonaro e Rui Costa Pimenta.Créditos: Abr/Felipe Gonçalves (Brasil 247)
Escrito en POLÍTICA el

O isolamento do PCO no campo democrático depois da inclusão do partido no inquérito das fake news do STF na última quinta-feira (2) é quase completo. É o que se constata pela maneira como o tema está mobilizando o Twitter, a rede por excelência do debate político. Grandes influenciadores de esquerda e centro-esquerda praticamente não se manifestaram no Twitter em solidariedade ao grupo de Rui Pimenta. 61% dos 34.284 tuítes analisados pelo DataFórum sobre o caso foram de bolsonaristas, que usaram o episódio para reafirmar seus ataques ao ministro Alexandre de Moraes, como o PCO vinha fazendo nos últimos dias. Ou seja: os bolsonaristas aproveitaram o episódio para “tirar uma lasquinha” do PCO em seu proveito.

Apenas 17% das manifestações na rede foram de apoio efetivo ao PCO. Mesmo neste segmento minoritário o isolamento da agremiação dos Pimenta é quase completo: o que predominou foi a mobilização de Rui Pimenta e ativistas do próprio PCO, com destaque para os filhos do presidente do partido. Houve pessoas de esquerda que se manifestaram, mas a liderança mais expressiva foi somente o jornalista Breno Altman. Parte do apoio ao PCO partiu do movimento duginista de extrema direita, a Nova Resistência, e de perfis de liberais radicais (ancaps), também de extrema direita. 

Carlos Bolsonaro foi o maior influenciador do bolsonarismo a comentar o tema (6% de presença no debate), que teve como outro destaque o cantor reacionário Roger, que fez coro a Carlos para afirmar que Alexandre de Moraes deveria investir contra o PT. 

Os perfis bolsonaristas que mais atuaram no assunto e cujos posts obtiveram maior repercussão em apoio ao PCO ou em investidas contra o STF foram, além de Carlos Bolsonaro e Roger, a advogada e influencer de extrema direita Cláudia Wild; o deputado federal Filipe Barros (PL-PR), um dos líderes da ala mais radical do bolsonarismo; André Porciúncula, ex-braço direito de Mário Frias na Secretaria Nacional de Cultura; Bárbara Destefani do perfil Te Atualizei (táoquei1), outra influencer de extrema direita, assim como a advogada Flavia Ferronato (flferronato); Otávio Fakhoury, empresário, milionário, acusado pela CPI da Covid de financiar uma rede de fake news durante a pandemia (opropriofaka); e, finalmente, o influenciador da extrema direita católica Bernardo Kuster, condenado por fake news contra Leonardo Boff, alvo também da CPI da Covid e do STF (bernardokuster2).

Veja a seguir no quadro do DataFórum os perfis de extrema direita, mais retuitados. Além deles, apenas os perfis do PCO e de Rui Pimenta estão entre os mais retuitados:

Outros bolsonaristas que atuaram no Twitter no caso:  o ex-presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, a deputada Bia Kicis, o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, o influenciador bolsonarista Oswaldo Eustáquio, preso três vezes pelo STF.

Um pequeno grupo de perfis progressistas (4%) compartilhou a notícia do bloqueio das contas do PCO nas redes sociais, porém sem prestar solidariedade.

Veja a seguir o grafo, que indica o peso e as relações entre os perfis no tema do PCO-STF. A grande mancha azul (61%) é a dos perfis bolsonaristas. Depois, em marrom (17%), o apoio ao PCO, composto quase exclusivamente pelo perfil do próprio partido e de Pimenta -nesta mancha estão as manifestações de ativistas do PCO e em menor escala dos duginistas. Em verde, como um polo expressivo, o perfil de Carlos Bolsonaro (6%). Por fim, em lilás, no alto, à direita, de maneira quase imperceptível, os perfis identificados como progressistas (4%), sem qualquer protagonista de relevo. 

As linhas retas do grafo indicam as interações entre os perfis. Toda vez que uma linha reta de uma cor (marrom, por exemplo), avança sobre a nuvem de outra cor, é uma relação estabelecida. O grafo indica claramente a interação entre os perfis do PCO-Pimenta e o universo do bolsonarismo.

Veja:  


 

Veja agora a nuvem de palavras do cluster dos bolsonaristas:

Um dos tuítes do deputado de extrema direita Filipe Barros (PL-PR):

Um dos tuítes de maior repercussão do PCO:

Tuítes de perfis de esquerda com crítica ao PCO:

 

Tuíte da duginista Nova Resistência, e de um dos líders do grupo, Felipe Quintas:

O levantamento do DataFórum analisou 34.284 tuítes disparados entre meia noite e 19h30 da sexta-feira (3), o período de maior atividade sobre o tema na rede. O estudo considera dados coletados a partir do termo de busca "PCO" recolhidos junto à API do Twitter no período determinado. Os dados são submetidos a algoritmos de clusterização e ranqueamento, tendo como base as relações de retweets entre os usuários. São formadas comunidades e atribuídos graus de relevância aos atores de rede, obedecendo aos critérios algorítmicos a que os dados foram submetidos.