VIOLÊNCIA POLÍTICA

Após assassinato de Marcelo Arruda, deputado bolsonarista ameaça colega petista

Deputada Isolda Dantas entrou com pedido de cassação do mandato do parlamentar da extrema direita que a ameaçou; Mesa Diretora avalia punições

Após assassinato de Marcelo Arruda, deputado bolsonarista ameaça colega petista.Créditos: Reprodução/ redes sociais
Escrito en POLÍTICA el

Parece que o assassinato do guarda municipal e dirigente petista Marcelo Arruda pelo militante bolsonarista e agente penal Jorge Guaranho não serviu, pelo menos entre as hostes de apoio ao presidente Bolsonaro, para trazer um clima de paz para a eleição que se anuncia. 

O deputado estadual Michael Diniz (Solidariedade-RN) postou uma foto acompanhado de algumas pessoas fazendo o sinal de arma - símbolo do bolsonarismo - na porta do gabinete da deputada Isolda Dantas (PT). Após a repercussão, o bolsonarista apagou a foto. 

De acordo com informações do site Saiba Mais, na manhã desta quarta-feira (13) foi realizada uma reunião do Colegiado de Líderes, convocada a pedido da deputada Isolda Dantas, onde discutiram a postura do deputado Michael Diniz. 

Isolda Dantas denunciou Michael Diniz por quebra de decoro parlamentar e cobrou uma punição para as condutas do parlamentar bolsonarista. A Mesa Diretora se comprometeu a avaliar quais medidas serão aplicadas. 

Por meio de suas redes sociais, Isolda Dantas falou o caso. "Em meio à violência política que vem se acirrando no nosso país, incitar mais violência não pode ser subestimado. Não é a primeira vez que o deputado tem conduta incompatível com o decoro parlamentar. E esta Casa (ALRN) não pode deixar de tomar providências. Ele e os que destilam ódio não nos intimidam. Seguirei firme defendendo as ideias de igualdade. Aqui não tem arrego”, declarou a deputada.

A deputada também afirmou que a estratégia do campo bolsonarista é impor medo aos opositores. "Se eles querem nos meter medo, a gente se junta e se pinta de vermelho, ergue as nossas bandeiras, desfila nossas toalhas, põe adesivo no peito e honra a história e a luta de Marcelo, de Dom, de Bruno, de Marielle, de todos os mortos pela intolerância política", disse. 

 

"LGBTs precisam de tratamento psiquiátrico"

 

Essa não é a primeira vez que o deputado Michael Diniz confronta a deputada Isolda Dantas com argumentos baseados em discurso de ódio. 

Recém-empossado deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio Grande Norte (Alrn), Michael Diniz (Solidariedade-RN) declarou nesta quarta-feira (22) que "despreza o movimento LGBT" e afirmou que as pessoas não heterossexuais precisam de tratamento psiquiátrico. 

A declaração LGBTfóbica do parlamentar foi dada durante sessão plenária. Michael Diniz criticou uma artista trans que fez uma sessão de fotos vestida como Nossa Senhora. 

"Pedem respeito e desrespeitam a fé alheia. Buscam fazer uma lacração de forma absurda [...] sinceramente, eu acredito que esse povo precisa de um tratamento psiquiatra (sic) urgente", declarou Diniz. 

Além disso, o parlamentar declarou que despreza o movimento LGBT. "Eu demonstro meu repúdio, demonstro desprezo por todo esse movimento LGBT", disse. 

Em seguida, Michael Diniz utiliza um argumento antigo entre os fundamentalistas, de que respeita os homossexuais, mas não o movimento LGBT, como se fosse possível dissociar um do outro. 

 

Solidariedade repudia fala do parlamentar 


 
Em nota, o Solidariedade, partido do deputado Michael Diniz, declarou que não concorda com as declarações e que a sigla é orientada no sentido de combate a qualquer forma de preconceito e discriminação. 

"O partido é formado sob a base de que todos devem e podem encontrar na agremiação uma plataforma para discutir e defender suas ideias com tolerância e respeito. As posições do deputado Michael Diniz não refletem a opinião formal do partido e não fazem parte das bandeiras partidárias". 
 

Deputada do PT reage às declarações de ódio 

 

A deputada Isolda Dantas (PT-RN) reagiu às declarações do colega. Em vídeo postado em suas redes, Isolda desmonta o argumento do parlamentar e afirma que a extrema direita não se preocupa de fato com as crianças, como adoram alardear. "Eu acredito na luta e tenho certeza de que nós vamos conseguir varrer esse tipo de discurso das nossas assembleias e da sociedade. Nós não podemos aceitar que as pessoas usem a fé para destilar o ódio", disse. 

 

 

Com informações do Saiba Mais.