DESMENTIDO

Transparência Internacional envia a embaixadores relatório detalhando mentiras de Bolsonaro

"Estamos seguros de que os embaixadores estão cientes da campanha de fake news da parte do presidente Bolsonaro", diz a organização

Embaixadores e representantes diplomáticos durante reunião com Bolsonaro.Créditos: Clauber Cleber Caetano/PR
Escrito en POLÍTICA el

A Transparência Internacional, ONG sediada em Berlim, na Alemanha, que atua no combate à corrupção a nível global, enviou nesta terça-feira (19) a embaixadores estrangeiros no Brasil um relatório em que desmente cada uma das mentiras contadas por Jair Bolsonaro (PL) sobre o sistema eleitoral brasileiro. 

Na segunda-feira (18), o presidente se reuniu com representantes diplomáticos em Brasília, repetiu suas teorias sobre fraude nas urnas - já desmentidas em inúmeras ocasiões - e atacou ministros do TSE e STF com o objetivo de desestabilizar o pleito de outubro diante de uma possível derrota. 

Aos embaixadores, a ONG enviou um fact-checking produzido pela Agência Lupa. "Estamos seguros de que os embaixadores estão cientes da campanha de fake news da parte do presidente Bolsonaro. O objetivo é deixar devidamente documentado mais este gravíssimo ataque do presidente às instituições brasileiras", diz a organização. 

Segundo a Transparência Internacional, "é vital o registro sistemático das condutas do presidente da República, que podem configurar crimes de responsabilidade, mas que não são devidamente processados graças à cooptação das instituições de controle e esfacelamento do sistema de responsabilização jurídica e política". 

"Minimizar a conduta do PR como bravata irresponsável ou sandice é imprudente. A comunidade internacional deve ter consciência da degradação democrática, iminente risco de ruptura eleitoral e conflagração violenta no Brasil, com graves consequências à estabilidade internacional", prossegue a ONG. 

Confira a íntegra do relatório com desmentidos das declarações de Bolsonaro aos embaixadores aqui

Embaixadores reagem à reunião: "ataque à democracia" 

Embaixadores que participaram de reunião com Jair Bolsonaro (PL) nesta segunda-feira (18) não foram convencidos pelas declarações do presidente, que voltou a colocar em xeque a confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro. O efeito foi exatamente o contrário: os representantes diplomáticos estão preocupados com a estabilidade democrática do país.

Segundo o jornal O Globo, que o ouviu alguns dos embaixadores que estiveram no Palácio da Alvorada, eles devem reportar aos governos de seus países que Bolsonaro não apresentou qualquer prova sobre suas alegações de que as urnas eletrônicas são passíveis de fraude.

Um dos embaixadores, por exemplo, disse que Bolsonaro ameaça a democracia ao atacar ministros de tribunais e que o presidente brasileiro insiste em "teorias da conspiração". Outro afirmou que está "preocupado" com a democracia brasileira e que torce para que as instituições e o Poder Judiciário garantam eleições tranquilas. 

Representantes diplomáticos também deram depoimentos, em condição de anonimato, ao jornal Estadão. Um deles disse que a reunião com Bolsonaro se tratou de um "ato de campanha". Outro classificou a apresentação de Power Point exibida pelo presidente como "amadora". 

O único embaixador que se manifestou publicamente sobre a reunião com Bolsonaro foi Pietro Lazzeri, da Suíça. "Participei hoje no Palácio da Alvorada do encontro do Presidente da República com Chefes de Missão Diplomática. No ano do Bicentenário do Brasil, desejamos ao povo brasileiro que as próximas eleições sejam mais uma celebração da democracia e das instituições", escreveu em suas redes sociais.