ELEIÇÕES 2022

Militares sobre reunião de Bolsonaro com embaixadores: “vexame, vergonha internacional"

Os três comandantes da Forças Armadas foram convidados, mas se negaram a comparecer

Bolsonaro e militares.Créditos: Marcos Corrêa/PR
Escrito en POLÍTICA el

Os três comandantes das Forças Armadas foram convidados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para participar da reunião com embaixadores, no Palácio da Alvorada, nesta segunda-feira (18), mas não compareceram.

De acordo com a coluna de Carla Araújo no UOL, as ausências dos comandantes do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, da Marinha, almirante-de-esquadra Almir Garnier Santos, e da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Carlos de Almeida Baptista Junior, foram deliberadas.

Militares da ativa ouvidos pela jornalista afirmaram que a atitude tem uma sinalização: as Forças Armadas não querem se atrelar institucionalmente ao discurso de Bolsonaro. A orientação na caserna é tentar manter distância do embate político eleitoral.

O que se diz nos quartéis é que quem for eleito em outubro, seja o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seja Bolsonaro, terá a continência das tropas.

A apresentação de Paulo Sérgio

O ministro da Defesa, Paulo Sergio, acabou não fazendo uma apresentação aos embaixadores na ocasião, que estava prevista, mas foi descartada por conta da fala prolongada de Bolsonaro. Um militar de alta patente comemorou o fato e disse à coluna: "ninguém merece ficar atrelado a uma vergonha internacional".

Outros generais da reserva, além de ressaltarem o fato de Paulo Sérgio não ter feito a apresentação, destacaram a repercussão negativa de diversas entidades, inclusive internacionalmente, em relação à reunião. "A gente não quer participar deste vexame", resumiu um oficial.