ELEIÇÕES 2022

Lula dispara no Rio de Janeiro com 41% das intenções de votos, segundo instituto Ipec (ex-Ibope)

No levantamento para o Senado, Romário aparece bem à frente dos outros pré-candidatos, com 30% das intenções de voto

Lula e Marcelo Freixo na Cinelândia.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lidera a corrida presidencial no estado do Rio de Janeiro com 41% das intenções de votos, seguido de Jair Bolsonaro (PL) com 34%, de acordo com pesquisa Ipec (ex-Ibope) encomendada pela Associação Rio Indústria.

Bem atrás dos dois primeiros colocados aparecem Ciro Gomes (PDT) com 6% das menções; Simone Tebet (MDB) com 2%, enquanto os pré-candidatos André Janones (Avante), Pablo Marçal (PROS) e Vera Lucia (PSTU) têm 1% de menções cada um.

Eymael (DC), Felipe d’Ávila (Novo), Leonardo Péricles (UP), Luciano Bivar (UNIÃO) e Sofia Manzano (PCB) não atingem 1% das citações, cada.

Os moradores do estado do Rio de Janeiro que afirmam votar em branco ou anular seu voto para presidente somaram 10% e 4% estão indecisos.

Espontânea e segundo turno

Na pergunta espontânea, ou seja, aquela em que não são apresentados os nomes para os entrevistados, Lula é lembrado por 35% do eleitorado fluminense e Jair Bolsonaro é por 30%.

Num eventual segundo turno entre Lula e Jair Bolsonaro, Lula teria 47% e Bolsonaro 39%. Totalizam 12% os que disseram que votariam em branco ou anulariam o voto; os indecisos somam 2%.

Senado

No levantamento do instituto Ipec para o Senado, Romário (PL) aparece bem à frente dos outros pré-candidatos, com 30% das intenções de voto.

Em seguida, surgem Marcelo Crivella, do Republicanos, tem 11% das menções; Alessandro Molon, do PSB, 9%; Clarissa Garotinho, do União, e Daniel Silveira, do PTB, 6% cada um. André Ceciliano (PT) é citado por 4% do eleitorado.

Romário quando apresentado com o apoio de Bolsonaro aparece com 41% das intenções de voto. No limite da margem de erro, está empatado com André Ceciliano quando este é colocado como tendo com o apoio de Lula (35%) No levantamento anterior, Romário havia ficado 34% e André com 40%, respectivamente. Nesta simulação, os que pretendem votar em branco ou anular o voto somam 21% (eram 20%) e os indecisos, 4% (eram 5%).

A pesquisa foi realizada entre sábado e terça-feira com 1008 entrevistados de 31 municípios. Sua margem de erro é de 3 pontos.

Com informações do Yahoo