ELEIÇÕES 2022

Datafolha: Lula mantém ampla vantagem e vence no 1º turno

Ex-presidente manteve o patamar da pesquisa anterior e soma mais de 50% em votos válidos, o que lhe daria a vitória já no 1º turno; diferença para Bolsonaro é de 18 pontos

Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Nova pesquisa Datafolha para a presidência, divulgada nesta quinta-feira (28), aponta que o ex-presidente Lula (PT) mantém liderança com ampla vantagem na disputa e, se as eleições fossem hoje, venceria o pleito já no primeiro turno

O levantamento mostra que Lula tem 47% das intenções de voto, mesmo índice registrado na pesquisa anterior do instituto, do final de junho. Isso representa 52% nos votos válidos.

Já Jair Bolsonaro (PL) aparece com 29% (31,8% em votos válidos), oscilação de 1 ponto para cima com relação ao último Datafolha. A diferença entre o petista e o atual presidente é, portanto, de 18 pontos

Para um candidato vencer a eleição já no primeiro turno, basta somar mais que 50% dos votos válidos ou obter mais votos que a soma de todos os outros concorrentes. 

Ciro Gomes, por sua vez, registrou os mesmos 8% de intenções de voto (8,8% em votos válidos) que havia registrado em junho. O cenário segue praticamente inalterado também para os outros candidatos: Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) marcam menos de 2% cada, enquanto Felipe d'Avila, Sofia Manzano, Leonardo Péricles, Eymael, Luciano Bivar, General Santos Cruz não chegam a 1%. 

O Datafolha realizou 2.556 entrevistas presenciais, em todo o país, entre os dias 27 e 28 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Pesquisa espontânea 

Na pesquisa espontânea, isto é, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, Lula registrou crescimento de um ponto percentual: foi de 37% no último estudo para 38% no novo levantamento. Bolsonaro, por sua vez, fez o caminho contrário: tinha 27% e agora marca 26%. 

Simone Tebet, por sua vez, registra 2% das intenções de voto espontâneas, pouco mais que Janones, Pablo Marçal e Vera Lúcia, que registram 1% cada. Votos em branco e nulos representam 6%, enquanto 3% dos eleitores ainda não sabem em quem vão votar. Os outros demais postulantes não chegaram a 1% das intenções de voto.