ELEIÇÕES 2022

Lula muito perto de vencer no primeiro turno mesmo em pesquisa feita por telefone

O ex-presidente aparece com 49,4%, se forem levados em conta apenas as intenções de votos válidos, de acordo com PoderData

Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O cenário para a sucessão presidencial segue estável. De acordo com pesquisa PoderData realizada entre 3 e 5 de julho, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está muito próximo de vencer as eleições no primeiro turno, com 49,4%, se forem levados em conta apenas as intenções de votos válidos.

De acordo com o cálculo das intenções e votos totais da pesquisa PoderData, que foi realizada por telefone (leia sobre abaixo), Lula tem 44% das intenções de voto contra 36% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

No último levantamento, feito há 15 dias, os dois estavam com 44% e 34%, respectivamente. Bolsonaro oscilou 2 pontos percentuais para cima, dentro da margem de erro da pesquisa de 2%.

Demais candidatos somam 11%

Os outros pré-candidatos somados têm 11% das intenções de voto. Ciro Gomes (PDT) marca 5%; André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) têm 3% cada um. Luiz Felipe d’Avila (Novo), Pablo Marçal (Pros), Luciano Bivar (União Brasil), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) não tiveram menções suficientes para pontuar.

A PoderData foi realizada de 3 a 5 de julho de 2022 por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 317 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-06550/2022.

Pesquisa por telefone

De acordo com o diretor do Instituto Vox Populi, Marcos Coimbra, pesquisas feitas por telefone têm resultado limitado. Não é toda a população que tem acesso a esses meios. Além disso, esse fator limitante provoca uma enorme distorção da opinião pública brasileira. “A maioria do eleitorado potencialmente simpático à esquerda, a Lula e ao PT está nas parcelas que tem menos acesso ou não tem acesso à telefonia celular”, lembra. “Isso explica porque é tão difícil, nas pesquisas telefônicas, preencher as cotas amostrais dessas camadas”.

Com informações do Poder 360

Temas